Recentemente o Google lançou uma nova campanha para pressionar a Apple a adotar o protocolo RCS (Rich Communication Services), criado para substituir o SMS e o MMS. Isso melhoraria a experiência de mensagens entre usuários de Android e iOS.
O Google diz que a campanha resolveria não apenas o problema da “bolha verde/azul”, mas problemas como criptografia de ponta a ponta, etc. Todos os problemas decorrem do uso contínuo de SMS e MMS pelo iPhone para conversas que não são do iMessage, que o Google chama de “tecnologia desatualizada dos anos 90 e 2000”.
A gigante da tecnologia está pressionando a Apple a resolver esses problemas, oferecendo suporte ao RCS, que oferece muitos dos recursos do iMessage em um protocolo que pode ser usado no iOS e no Android.
A Apple não parece particularmente interessada em usar esse protocolo. Intimamente ligada ao iMessage, seu próprio sistema de mensagens instantâneas, a empresa é criticada por bloquear o padrão.
O aplicativo para iPhone usa o próprio serviço iMessage para enviar mensagens de texto entre iPhones com criptografia, suporte a bate-papo em grupo e imagens/vídeos de alta qualidade. Mas ele reverte para SMS/MMS ao enviar mensagens para o Android.
É por isso que o Google criou uma página para pressionar a Apple. Ela espera que o público leve a Apple a adotar o RCS, uma pequena atualização do padrão SMS utilizado no iMessage.
Um dos maiores concorrentes da Apple, especialmente para serviços online, é o Google, e a incapacidade do Google de competir com o iMessage contribuiu muito para a situação atual. O Google aparentemente sente que o domínio do iMessage é prejudicial para sua marca, então agora está pedindo gentilmente à Apple que pare de bater tão forte nesse terreno.
FONTE: aqui