Eu tenho receio com muitas dessas tecnologias também, mas, desbravar novos caminhos tem esse risco, você pode acabar caindo em um beco sem saída devido a alguma limitação de hardware, software, tecnologia e etc. Se o projeto já estiver “devagar”, muitas das vezes é melhor iniciar um novo absorvendo o que der do antigo.
Com o desenvolvimento do fushia, acredito que o google esteja investindo bastante na lapidação dos seus produtos para futuras integrações, sempre achei que o final do Windows se daria por um SO do google, mas, achava que seria uma distro deles baseada no linux, enfim, o tempo está passando, o circulo está se fechando e logo o google terá um ecosistema maior ou até mesmo melhor que o da Apple, integrando muito serviços que não estão disponíveis por lá…
Imagine você instalar o fushia, logar com sua conta Google e ter acesso a todo ecossistema deles, deu muito certo no android, as pessoas já estão habituadas com isso, não será dificil de “pegar”. Acesso nativo ao google docs, google drive, jogos através do Stadia, música pelo YT music, videos e filmes pelo Youtube e integração com os serviços google com apenas alguns cliques para instalar plugins (ex: youtube studio, analytics, admob, empresas e etc). Tudo isso sem mencionar o hardware modesto e de baixo custo pois praticamente tudo vai rodar na nuvem deles, integração entre celulares, tablets, computadores, IOT, assistente pessoal, chromecast e etc.
Creio que eles também devam partir para assinaturas mensais para esses usuários, pacote free (apps básicos, navegadores e etc), pacote produtividade (melhorias no docs, drive e etc), pacote entreterimento (YT music, Youtube filmes e etc), pacote gamer (Stadia, streaming, chat e voice) e etc, algo tipo o AmazonPrime por exemplo.
É uma aposta alta, mas tem tudo para dar certo, creio que a Apple também esta indo para esse lado usando ARM nos computadores, tentando integrar todos seus apps e fortalecer ainda mais seu ecosistema.
Tudo isso pode dar errado é claro, mas, tem tudo para ser um grande sucesso se for bem feito, ainda mais se as empresas que usam o android pre instalado começarem a usar o fushia, ai já viu, do celular para o computador é um “pulo”, veja o chome, não tirando o mérito é claro, mas, o contato com navegador através do android com certeza levou muitos usuários a utilizar no desktop também.
Quem imaginaria que o chrome cresceria dessa forma e se tornaria de longe o navegador numero 1 do mundo mesmo monitorando tanto seus usuários? Como disse, acho o Google muito “safo” em relação a projetos, sabe muito bem aonde colocar projetos prioritários e projetos Opensource e as vezes do dia pra noite o Fushia pode acabar se tornando o SO número 1 do mundo também…
Edit: Só para completar, tem também a questão do chomebook, que seria um sistema fechadinho com o hardware e que pode e com certeza irá resolver muitos problemas de travamento e erros em geral, um dos principais pontos forte da Apple.