Google One é seguro e vale a pena?

E aí pessoal.
Então, estou pesquisando opções de backup em nuvem para arquivos pessoais e de trabalho pro pessoal que de casa.
Eu já uso o Google Drive pra arquivos menores (mantenho um HD externo com arquivos grandes e backup do PC), mas queria colocar mais coisas em nuvem.
A ideia é colocar as coisas aqui de casa na nuvem q eu irei contratar. O Google One pareceu boa opção: por R$7 temos 100gb pra compartilhar entre nós, é barato e simples pelo fato de ser com conta Google.

  1. Alguém tem e usa o Google One e acha q vale mesmo a pena?
  2. Existem opções em conta com melhor funcionamento?
  3. Em termos de privacidade: é seguro?

Valeu!

Eu utilizei o Google one por 1 ano, e não tenho do que reclamar, mas se não me engano que paguei uns R$ 70,00 por ano, por 100gb.
1 - Para mim valeu a pena, visto que eu já trabalhava com o google drive.
2 - Não entendi direito a segunda pergunta.
3 - Em relação a privacidade é aquela coisa, é um produto do google e seus arquivos vão ficar armazenados nos servidores da empresa, então acho que não é a melhor opção neste aspecto. Por outro lado, nunca tive nenhuma das minhas contas invadidas ou algo assim, então eu considero seguro, mas não sou especialista em segurança digital.

Hoje eu utilizo o Onedrive por conta do trabalho, mas voltaria a utilizar o Google One tranquilamente.

Explicando: tem opções concorrentes com preço bacana que eu deveria considerar? Queria usar o Dropbox, mas 50 reais/mês acho fora de mão demais pra mim. A questão da privacidade e do cliente Linux ser bom (coisa que o Drive não tem ) pesa muito, mas 50 pila é muito pra mim hj kkkkkk

Show!

Pois é… a única coisa “boa” é que é confiável né, servidor do Google me deixa mais tranquilo que não irei perder dados. Mas a questão da privacidade é aquilo ne kkkkkk mas ja uso Gmail mesmo, não muda muito no final das contas.

Massa! Valeu pelo relato

Utilizo desde o lançamento.
Excelente! Respondendo às perguntas:
1 - Para mim, vale muito a pena
2 - Em matéria de custo/benefício/qualidade/confiança, talvez o Onedrive. Apesar de custar quase 7 vezes mais, o Microsoft 365 Family lhe daria 1 TB por usuário (até 6 usuários). Porém, não considero isso uma “opção em conta”.
3 - Não me importo com isso. Não sou terrorista nem possuo planos maquiavélicos, que ninguém possa ter acesso. Também não tenho nudes :slight_smile:. Enfim, não tenho nada “privado”, que não possa ser acessado por terceiros.

1 curtida

Entendi. Sendo bem sincero na época que eu comprei o armazenamento eu não pesquisei muito outros planos, pois os meus arquivos já estavam no drive. Eu acho o preço deles bem ok, mas eu recomendaria você dar uma olhada em outras opções.
Acho que ter o cliente oficial para Linux é algo a se considerar, por exemplo, hoje tanto o Google Drive quanto para o One Drive eu utilizo o Insync para sincronizar, visto que não tem cliente oficial. Funciona bem, mas é um programa de outra empresa.

:wave:t2:

  1. Sim, eu uso com frequência e bastante tempo;
  2. Este vai mais de acordo com perfis de uso, tem o Microsoft com a pasta vault, tem o da Amazon, da Apple;
  3. Segurança e Privacidade depende de como usamos, com oque trabalhamos e oque queremos deixar escondido. Para o meu perfil é bem seguro;

Bom contando melhor sobre como eu desenvolvi minha estratégia e usar o cloud:

Eu uso o Google Drive, o One já tem bastante tempo e também uso outros serviços clouds.
No começo a idéia minha era de não ter nada no meu computador. No início da idéia, eu tinha computadores específicos para cada tipo de tarefas, por exemplo o Windows era apenas para games, montado num pc com 3 ssds de 240GB em RAID 0. Este pc gamer não tinha nada mais nos ssds, a não ser games. Eu fotos, músicas, vídeos, etc nada disso. Então tinha o pc de comunicação e o de entretenimento, ambos equipados com ssd de 120GB. Um com Ubuntu e outro com o Kylin.

Com o tempo eu fui me “desapegando” de arquivos que eu tinha salvo, video clipes, back ups antigos, músicas, porque eu comecei a perceber que eu tinha tudo no cloud como o Youtube por exemplo. Então a minha idéia começou a ficar cada vez mais solida. Cada computador tinha acesso aos “cloud drivers” então eu acabei que não precisando mais nem de pen drive para transportar arquivos. Hoje eu tenho 1 pen drive de 4GB apenas para emergência.

Eu tinha um hdd de 4TB com todos estes arquivos não era necessário. Eu comecei a perceber através de outros estudos que venho fazendo, como os de economia e investimentos que, “Por que pagar energia elétrica e gastar meu equipamento para manter dados que eu consigo nas nuvens?” Esses dados como vídeos clipes eu podia assistir no Youtube por exemplo, o mesmo vídeo mas com qualidade até melhor, pois a plataforma foi ficando cada vez mais avançada. Então “Deixa a Google pagar a energia elétrica e manter os equipamentos destes dados, já que ela tem mais condições deo que eu. Bem mais…” Youtube é um tipo de “cloud público” de vídeos.

Hoje meu computador principal é um Samsung Galaxy Tab S5e 64GB de armazenamento interno e 4GB de RAM sem cartão sd. Isso significa que ele trabalha com total performance, velocidade e economia “máxima” sem precisar sincronizar com armazenamento externo, cartão sd é mais lento que o armazenamento internno além de consomir energia elétrica extra e mais um $$$ dos nossos bolsos. Oque ocupa espaço nos 64GB do meu computador são o Android 11, a One UI 3.1 com o DeX e meus apps, 29gb de 64gb, 45% mais ou menos.

Mas daí vem a segurança, quando vamos confiar dados em clouds, precisamos também aumentar o nosso cuidado com isso, é não é só o melhor “antivirus” que irá nos proteger, nosso estilo de uso também. Antivirus não protege seus dados em outros computadores, ou seja, dados nas nuvens estão em outros computadores que não temos acesso livre como no nosso computador. Dito isso algumas dicas como:

  • Evitar acessar links perigosos nos emails. Mesmo que o link pareça inofensivo, desconfiar sempre;
  • Software crackeado nos computadores, jamais faça isso. Tudo que é crackeado além de crime de pirataria, quem programa um crack não faz isso de graça, os hackers tem total acesso ao computador de quem crackeou um programa, podem ter certeza disso, se eles vão aproveitar disso daí vira roleta-russa;
  • Tomar cuidado ao navegar na internet, acessar sites só de confiança e não caia na história do navegador oculto, privado e etc. Usar esta função ajuda mas mesmo assim tem de ficar de olhos abertos;
  • Muitos navegadores oferecem a opção apenas https, sugiro que marque ela;
  • Ao compartilhar links do Cloud com outras pessoas, certifique-se que são de confiança e não são tão “inocentes” afinal de contas compartilhar dados com pessoas que tem seus dispositivos cheio de coisas malíciosas pode afetar-nos também;
  • Usar senhas fortes, acesso com biometria, ter como recuperar dados por outras contas secretas, etc são práticas que eu uso;
  • Dados super importantes deixar num dispositivo, computador, pen drive, que não tem acesso a internet é uma boa idéia;
  • Usar o cloud para armazenar dados, temos de ter acesso com a internet 24 horas por dia, se for dados que precisam serem acessados todo tempo é bom deixar no armazenamento interno do pc também;
  • Usar 2 ou mais serviços de cloud também é uma boa idéia, hoje eu uso 5 diferentes;

O Sistema Operacional é igual um veículo, mesmo com regras de transito tem os “nós cegos” que podem causar acidentes envolvendo-nos, então temos de dirigir com segurança para nós e para os outros também.
As ruas não são somente nossas, várias pessoas e veículos circulam nelas.

Eu fiz um pequeno trabalho junto com um Japonês que dirigi nas ruas de Tokyo no Japão, usamos o Google Drive, para compartilhar dados e fotos para trablharmos nas artes, nos textos etc. Não teve problemas nenhum, funcionou perfeitamente.

Privacidade é algo bem particular, eu não escondo minha idade 37 anos e que estou desesperadamente procurando emprego e estou perdendo a motivação de viver. Mas tem pessoas que preferem esconder isso é privacidade. Usar o cloud para armazenar dados e ter privacidade vai depender de cada um oque quer mostrar e oque quer esconder.

Se for algo que quer esconder a “7 chaves”, deixar um armazenamento interno, seja HD, SSD, Pen Drive, CDs, DVDs, Computador que jamais se conecte com a internet, jamais, nunca.

Usar o cloud para armazenar dados depende muito do perfil de uso de cada um, eu sugiro que comece aos poucos, o Google One é uma excelente plataforma para isso, com um preço legal, vai indo aos poucos, sobe os dados menos, mantendo eles no computador também, e com o tempo vai subindo mais dados e seguindo a idéia, estratégia que pense em aplicar.

:vulcan_salute:t2:

5 curtidas

Bom saber!
Eu considerei o Office, mas não preciso disso tudo a princípio. E não preciso de Office 365 kkkkkk por esse preço, invisto no Dropbox e ganho mais espaço.
Sobre o ponto 3, pois é kkkkkkk eu to numa vibe de privacidade, mas como tenho várias coisas no Google e o q precisa de segurança eu já não uso Google mais, então posso conviver com isso kkkkk Valeu!

Entendi! Vi o Insync, mas não pago pra usar um programa de terceiros não kkkkkk to tentando achar outras opções de Drive pro Linux, mas ta osso. Eu consigo me virar com navegador, mas as vezes o processo cresce mais que eu gostaria kkkkkk

Obrigado pelo relato!
Eu hoje uso praticamente só o Drive para documentos, tanto edição e também armazenamento.
Uso muito tablet tb! Um Tab A com S Pen. Não é um foguete igual meu PC, mas pra levar pra facul é ótimo, até estou abolindo caderno de 10 matérias.
Obrigado pelas dicas de segurança tb!

Não desanima não! As vezes é difícil, mas no fim dá certo :slight_smile:

Eu quero no futuro fazer mesmo um “Digital Vault” haha
Mais pela brincadeira hehe

Boa! Acho q vou assinar e ir testando. O preço compensa o teste!
Muito obrigado!

1 curtida

O Google drive eu conseguia integrar no nautilus e no dolphin, logando com a minha conta google nas configurações do Gnome ou do Plasma. Tb tem alguns apps que são opensource pra fazer a sincronização, tipo o onedriver (não sei se funciona com o google drive), mas eu nunca utilizei.

Usei no Nautilus mas não entendi bem o funcionamento kkkkk queria q ele nao baixasse no ssd, e sim no HD secundário.
Tem documentação pra isso?

Vou testar essas opções, valeu!

Eu aqui uso o Google Drive há anos para trabalhar. Basta logar com a conta no GNOME ou no KDE e acessar direto pelo explorador de arquivos. Assim eu abro e edito qualquer arquivo meu que esteja na nuvem sem precisar baixar para o computador. É uma maravilha para trabalhar em múltiplos computadores.

Sobre o HD externo, lembre-se de trabalhar sempre com redundância nos backups (ou seja, tenha sempre duas cópias de seus arquivos). HDs externos são frágeis e podem estragar com facilidade.

1 curtida

Show!
Eu ja testei no GNOME mas queria poder baixar os arquivos, preferencialmente no HD secundário.
Mas vou dar mais uma chance.

Pois é kkkkkkk eu to correndo atrás por causa disso hehe

É um produto da Google . Se n for seguro eu desconheço qual outro seja rs. Quanto a questão de privacidade, bom ela não existe 100% quando falamos de internet.

Cara, estava dando uma olhada nesse site aqui, porém não consigo lhe dizer com precisão se de fato é 100%, o MEGA tá na lista de serviço em nuvem “focado em privacidade”. Dá uma olhadinha depois ai no link

Pois é!

Boa! Ja usei o Mega, mas coisa importante nao tenho coragem ainda de colocar la. Tem muitos anos ja e nao da problema, mas sei la, acho arriscado kkkk