Google irá adicionar autenticação de dois fatores de maneira automática em 150 milhões de contas

https://diolinux.com.br/noticias/google-2fa-automatico.html

O Google está investindo na segurança de seus usuários e em breve passará a ativar a autenticação de dois fatores de forma automática para as pessoas que utilizam seus serviços.

1 curtida

:wave:t2:

Legal eles começarem a educar/incentivar os usuários a usarem este tipo de proteção.

A Google tem dois tipos de proteção, o 2FA (esta da matéria) e a que eu uso que funciona assim: Aparece um número na tela que do computador que estou tentando acessar a conta e, em seguida, um “chamado” no smartphone. Então uso a biometria para acessar este “chamado”. Daí vem uma pergunta para eu confirmar se foi eu, então eu confirmo. Então vem 3 números, eu preciso acertar o número conforme o número que está na tela do computador que estou tentando fazer o acesso na conta.

Ainda não dá para usar os 2 formatos ao mesmo tempo e também acredito que talvez não seria eficaz, apesar de aumentar a segurança.

Será que a Google pretende parar de usar este formato em troca do 2FA? Eu não iria achar ruim mas eu acho este formato de “chamado” pouca coisa mais prático que o 2FA, visto que todo tipo de conta minha que da suporte está configurado em 2FA. A da Microsoft também é estilo este da Google que eu uso.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Eu não acho que eles vão abandonar, alias eles vão usar esse método vinculado ao android dos numerosinhos e tal, é o único que pode ser feito automaticamente. 2FA ainda exige vincular o código/QRCODE em algo para gerar as TOTP. Agora depende do usuário, acho o 2FA tradicional mais prático (pode vincular em múltiplos serviços, não só aparelhos Android, gera menos vinculo com a Google, funciona offline, é um padrão, etc).

1 curtida

“A Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, chegou a conclusão de que apenas uma senha não é o suficiente para manter alguém seguro hoje em dia”

Se o google não falasse, eu jamais saberia!..