Google Fuchsia poderá rodar apps de Android e Linux

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/noticias/apps-de-android-e-linux-no-fuchsia.html

O Google está planejando desenvolver o Starnix, um tradutor (semelhante ao Wine) que deverá compatibilizar apps de Android e Linux com o Fuchsia.

1 Curtida

Fuchsia é uma mistura de cores vermelhas, roxas e pinks.

Sobre obter aplicativos, a Google tira de letra isso.
Mas será que ela pretenderá abandonar o Android e o Chrome OS no futuro, ambos Linux Kernel, afim de ter tudo original só da Google? Penso que o Fuchsia OS seria um multi OS a mistura do Android e Chrome OS. Se ela quiser ela consegue, tem poder para isso. Mais ou menos como o Netflix vem fazendo mais produçao própria menos produção de terceiros, melhora a receita final. Mas vai de acordo com o tamanho da empresa.

A Google é a empresa mais inovadora que existe na minha opnião.

1 Curtida

Ela já falou que o Fuchsia não vai substituir nem o ChromeOS e nem o Android. Mas agora com essa informação eu fico pensando se isso não torna o ChromeOS “redundante”.

Agora eu estou começando a desconfiar da declaração inicial da Google sobre a não substituição do ChromeOS e do Android pelo Fuchsia.

1 Curtida

A Google tem hora que é do tipo “Me engana que eu gosto”, lembro antes de ter Android e tals, ela era apenas uma gigante em motor de busca. Tinham boatos na época de sistema operacional da Google e ela desmentia falando “Não estamos trabalhando em nenhum OS e nem temos a intenção”… Resultado: Android dominando o mundo, Chrome OS vindo quietinho, atrás da Microsoft…
Por isso deste meu palpite-opinião, sistemas redundantes para uma empresa mega gigante? Investimento exorbitante em redundância? Já vi este filme antes…

4 Curtidas

A Alphabet quer a longo prazo um ecossistema de desenvolvedores paralelo ao Linux.

1 Curtida

Uma das coisas que acho impressionante sobre o Google é que ele tem uma enorme “auto estima” e as pessoas compram esta ideia.
Google está longe de ser a perfeição. É uma empresa gigante com um bom sistema de buscas, que já até já foi ótimo.
Noutros ramos, tem sucessos e fracassos como todas as outras.

2 Curtidas

Esse novo sistema tem o o Kernel de código aberto? porque na minha opinião desenvolver um kernel (reinventar a roda ) do zero e manter ele é muito complicado, a Microsoft esta meio sofrendo pra manter o Kernel do windows o windows 10 X ta chegando ai com uma diferença. Realmente quero saber mais sobre esse sistema e seu núcleo.

1 Curtida

Não.

Isso acontece por ela não ter se ligado em fazer uma manutenção mais minuciosa, tanto no Windows quanto no kernel. Hoje em dia tem tanto entulho de trinta anos atrás no Windows que a MS achou mais fácil fazer um novo do zero (10X) do que tentar portar o atual.

2 Curtidas

Estranho, até onde eu sabia era open source, pelo menos as licenças são. A Google até abriu recentemente pro sistema receber contribuições da comunidade.

Isso é a diferença de modelo de negócios, a Microsoft faz um kernel visando todos os dispositivos possíveis a nível usuário, já a Google faz uma especificação dizendo: O Sistema vai funcionar em X, se quiser que funcione em Y, te vira…

1 Curtida

Sejamos sinceros: tempo e dinheiro não faltam pro google. este SO tem tudo para desbancar o linux de vez. Tô seriamente pensando em comprar um NoBo desses pra mim. Ao menos resolveria muitos dos problemas de compatibilidade que tenho no meu trabalho, usando linux.

1 Curtida

O Linux (fora ChromeOS e Android) praticamente não é usado no meio que esse SO quer atuar, onde o Linux é de fato usado o Fuschia nem vai arranhar por n motivos

tipo quais?

Desbancar de vez?

https://www.top500.org/statistics/list/

Nenhum desses é de uso domestico

“Desbancar” nesse caso tem como alvo o usuário doméstico – aqueles 90 e poucos por cento que usam Windows diariamente. Óbvio que servidores e empresas não vão querer trocar simplesmente porque sim.

Na matéria: " Utilizando o Wine como exemplo, mesmo estando em desenvolvimento desde 2005 este ainda não é uma solução perfeita para rodar aplicativos de Windows no Linux. Quanto tempo seria necessário para que os desenvolvedores do Google pudessem alcançar um alto nível de compatibilidade a ponto de o Starnix ser a principal forma de rodar softwares no Fuchsia?"

Só que tem uma diferença muito grande entre o Wine e a ferramenta que o Google vai fazer pra rodar as aplicações Android no Fuchsia. O Google é a dona do Android e sabe como o sistema funciona, o que torna muito mais fácil para ela fazer uma espécie de “wine” para apps android do que outra empresa que não desenvolva o Android.

Exatamente. Não é apenas uma questão de ser o mesmo desenvolvedor, mas ser o proprietário da solução, e pode rmanipulá-la da forma que desejar, e se preciso, mexer até na solução original.

1 Curtida