Google Fotos deixará de ter armazenamento ilimitado em 2021

Muitos utilizam os serviços do Google, principalmente o Google Fotos que até então te dava armazenamento ilimitado se você fizesse uploads das suas fotos em alta definição e assim não “descontando” da sua cota de 15 GB (Conta Grátis), mas isso vai mudar.

Anunciado nesta quarta-feira (11/11/2020) em seu blog através da sua Vice-Presidente (da divisão do Google Fotos) Shimrit Ben-Yair, que deu alguns números bem interessantes para quem utiliza essa parte do serviço de armazenagem do Google.

No comunicado ela diz que atualmente são armazenados mais de 4 Trilhões de fotos no Google Fotos e que a cada semana são adicionados mais 28 bilhões de fotos e vídeos no serviço. Muita coisa né galera.

Ainda na postagem, Shimrit lembra que os 15 GB oferecidos para cada conta grátis criada é compartilhada entre Drive, Gmail e Fotos, e que a mudança serve para que possam acompanhar a demanda por armazenamento e se ela tem uma crescente.

Mas você não precisa sair correndo para comprar mais armazenamento ou excluir as fotos/vídeos que lá estão armazenadas. Essa nova “regra” só entrará em vigor em 1º de junho de 2021 e os arquivos que forem enviados até essa data não entrarão nessa nova contagem.

Para quem todos possam ver quanto da sua cota está sendo usada, eles disponibilizaram um link, que você pode acessá-lo aqui, e conferir como anda o progresso em sua conta.

Se você for proprietário de um Pixel tanto o 1 quanto 5, as fotos enviadas por eles não entraram “na contagem” nova, continuando as fotos e vídeos sendo “isentos”.

Pelos cálculos apresentados na postagem, quando a mudança entrar em vigor, mais de 80% dos usuários do Google Foto ainda poderão armazenar as fotos/vídeos por mais 3 anos aproximadamente.

Para quem precisar de mais armazenamento, Shimrit recomenda que seja feito através do Google One, com planos custando US$1,99/mês (ou R$6,99) inicialmente.

O post de anuncio você pode conferir acessando aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

1 Curtida

É por essas e outras que vivo dizendo que depender de Nuvem para tudo é arriscado, recebi por e-mail:

Caro utilizador do Google,

Estamos a contactar para informar que anunciámos recentemente novas políticas de armazenamento para Contas Google que utilizam o Gmail, o Google Drive (incluindo ficheiros do Google Docs, Sheets, Slides, Desenhos, Forms e Jamboard) e/ou o Google Photos que nos colocam em conformidade com as práticas da indústria. Uma vez que utilizou um ou mais destes produtos no armazenamento da sua Conta Google, gostaríamos de dar-lhe informações acerca das novas políticas antes de estas entrarem em vigor a 1 de junho de 2021. Abaixo, fornecemos um resumo das novas políticas. Consulte o nosso artigo do Centro de Ajuda para obter uma lista completa das alterações.

Resumo das novas políticas (em vigor a 1 de junho de 2021):

Se a sua conta estiver inativa há 2 anos (24 meses) no Gmail, no Drive ou no Fotos, poderemos eliminar os conteúdos no(s) produto(s) em que se regista inatividade. Os membros do Google One que estiverem dentro da respetiva quota de armazenamento e em conformidade não serão afetados por esta nova política de inatividade.

Se ultrapassar o seu limite de armazenamento durante 2 anos, poderemos eliminar o seu conteúdo no Gmail, no Drive e no Fotos.

O que isto significa para si:

Estas alterações não terão impacto na sua conta, a menos que esta tenha estado inativa ou acima do limite de armazenamento durante 2 anos. Uma vez que esta política entra em vigor a 1 de junho de 2021, a data inicial da sua aplicação será 1 de junho de 2023.

Após 1 de junho de 2021, se a sua conta estiver inativa ou acima do limite de armazenamento, iremos enviar-lhe lembretes e notificações por email com antecedência e antes da eliminação de qualquer conteúdo.

Mesmo que a sua conta esteja inativa ou acima do limite de armazenamento num ou mais destes serviços e o conteúdo seja eliminado, ainda conseguirá iniciar sessão.

Nota: as políticas de inatividade e armazenamento acima da quota serão aplicadas apenas a consumidores de Serviços Google. As políticas do Google Workspace, G Suitefor Education e G Suite para organizações sem fins lucrativos não são afetadas por esta alteração neste momento e os administradores devem consultar o Centro de Ajuda ao administrador para saberem mais sobre as políticas de armazenamento relacionadas com as respetivas subscrições.

Saiba mais sobre como manter a sua conta ativa

Para saber mais sobre como manter a sua conta ativa nestes produtos, visite esta página do Centro de Ajuda.

O Gestor de contas inativas pode ajudar a gerir conteúdo específico e notificar um contacto de confiança se parar de utilizar a sua Conta Google durante um determinado período de tempo (entre 3 a 18 meses). Nota: a nova política de inatividade de 2 anos será aplicada independentemente das suas definições do Gestor de contas inativas. Pode saber mais sobre estas alterações e formas de gerir a sua conta ou a conta de um ente querido no nosso Centro de Ajuda.

Saiba como gerir o seu armazenamento

Saiba mais sobre a política de armazenamento acima da quota e o que é contabilizado na sua quota de armazenamento.

Pode utilizar o gestor de armazenamento gratuito na app Google One e na Web para ver como está a utilizar o armazenamento da sua Conta Google e libertar espaço no Gmail, no Google Drive e no Google Photos.

Agradecemos a sua preferência pelos nossos serviços.

A sua equipa da Google

© 2020 Google LLC 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043
Recebeu este email de anúncio obrigatório para ficar a par de informações importantes sobre a sua Conta Google.

1 Curtida

Possível alternativa ao Google Fotos: