Google e Valve querem Chromebook gamer

Google e Valve se uniram para oferecer uma edição do Steam compatível com o ChromeOS, sistema operacional do Google para os Chromebooks, sem a necessidade do usuário criar um contêiner Linux separado.

Já temos uma edição beta do Steam para o sistema, entretanto, nem todo Chromebook servirá a este propósito, afinal, os requisitos mínimos são ao menos uma CPU Intel i3 ou AMD Ryzen 3, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. Enquanto isso, a equipe do Google vêm fazendo uma curadoria sobre quais jogos funcionam bem no sistema, certificando-os como “Chromebook Ready".

Com estes dados, o ProtonDB, plataforma que reúne informações sobre como os jogos funcionam em distros Linux, baseado em avaliações dos usuários e certificações da Valve, começa a informar também sobre o desempenho em Chromebooks, semelhante ao que faz com o console Steam Deck.

Quem estiver cadastrado, ainda pode informar em seu perfil, se utiliza um Chromebook e fazer avaliações específicas para o sistema.

4 curtidas

Essa me pegou de surpresa :grin: - interessante…

E o melhor, não é uma nova versão da Steam para uma nova plataforma, mas é uma versão da Steam para Linux que irá funcionar no Chromebook.

Ou seja, se algum desenvolvedor decidir que vai oferecer seu jogo para os usuários de Chromebooks, ele vai estar também oferecendo o jogo para usuários de Ubuntu, OpenSuse, Fedora, Debian, etc ao mesmo tempo.

5 curtidas