Na minha rede tenho um servidor com Linux Centos e Samba, onde ficam todos os arquivos, documentos e o sistema utilizado no escritório, e ninguém vai fisicamente até esse servidor para trabalhar, isso é feito nos desktops Windows acessando o sistema e os dados no servidor.
Tenho o armazenamento Google Drive livre e quero utilizar para fazer backup dos documentos que estão no servidor. Quando eu acesso o servidor utilizando algum Windows que tenha o Backup e Sincronização do Google, eu consigo visualizar as pastas e documentos do servidor, mas não consigo incluir essas pastas, a informação é que para pastas da rede só podem ser sincronizadas no modo de fotos e vídeos.
Quando eu acesso através do “Putty” como root utilizando o mesmo desktop Windows, eu não consigo encontrar essas mesmas pastas e documentos, não sei como acessá-las através do Putty para escolher os documentos para o backup, aparecem outros arquivos diferentes dos que consigo visualizar pelo Windows Explorer.
Existe alguma forma de realizar esse backup e sincronização do servidor usando um desses desktops Windows, isto é, sem ir fisicamente lá no servidor? Como posso fazer isso através do Putty, já que através dele eu não consigo encontrar os documentos?
Olá, @cjdilger!
Qualquer uma dessas soluções que você citou não vão funcionar, porque exigem uma transferência de rede do servidor para o desktop antes de serem enviadas para o GDrive. O GDrive depende do tipo da partição de arquivos para verificar as datas de alterações dos arquivos, para saber quais serão sincronizados. O GDrive não consegue fazer isso via rede.
Eu recomendaria você a usar o InSync, que nas versões mais antigas possuía CLI (Interface por linha de comando), o que permitiria você configurar tudo direto pelo servidor. Eu nunca usei esse programa, mas creio que funcionaria bem, visto que o InSync é muito bem avaliado. Fora isso, eu não conheço outro método para acessar o GDrive via CLI.
Outra opção seria você usar outro método de backup, como uma cópia para outro HD ou outros serviços de hospedagem que permitam acesso via terminal.
Obrigado pelo retorno, brunozanette!
E se eu for direto lá no servidor tentar configurar, utilizando o Gnome Shell, será que é possível deixar o GDrive fazendo o que eu preciso, ou mesmo assim precisaria de mais algo, como o InSync por exemplo?
Encontrei uma opção que não faz exatamente o que eu me referi no tópico, mas é uma alternativa que serve para o que eu preciso e, para casos como o meu, funciona melhor que o InSync. Me referi “para casos como o meu”, porque eu não conheço muito de Linux, sei apenas algumas coisas básicas e tenho me batido bastante para fazer algumas tarefas.
Eu estou utilizando o Cobian Backup em um desktop Windows, fazendo o backup dos documentos que eu preciso do servidor, através da rede e então este desktop manda pro GDrive.
Está funcionando para o meu caso.
Agradeço a ajuda!