Google Chrome rodará vídeos no Linux com melhor desempenho

Artigo publicado no Phoronix analisa iniciativa do Google em melhorar a reprodução de vídeos no navegador Chrome, especificamente para usuários de Linux que utilizam o Wayland como ambiente gráfico.

A decodificação acelerada de vídeo (Accelerated Video Decode) é o processo de usar o hardware gráfico (a GPU) para decodificar vídeos. Em vez de usar a CPU, que é mais lenta e consome mais energia para essa tarefa, a primeira faz o trabalho.

Com esse recurso, há menos travamentos e atrasos, especialmente com vídeos em alta resolução (4K, 8K). O notebook ou desktop aquece menos e a bateria dura mais, o que é ótimo para dispositivos portáteis. A CPU fica livre para outras tarefas, melhorando o desempenho geral do sistema.

Historicamente, a decodificação acelerada de vídeo não funcionava bem no Chrome para Linux, especialmente no Wayland. Para resolver isso, o Google implementa um “teste de campo” em larga escala, habilitando esta funcionalidade automaticamente para um pequeno grupo de usuários.

O teste foca na ativação das funcionalidades AcceleratedVideoDecodeLinuxGL e AcceleratedVideoDecodeLinuxZeroCopyGL, que permitem a GPU lidar com a decodificação de forma mais eficiente.

Se os testes forem bem-sucedidos, o Google poderá ativar essa funcionalidade por padrão numa futura versão do Chrome/Chromium, beneficiando os usuários do Wayland sem que precisem de conhecimento técnico para melhorar a experiência de reprodução de vídeo.

5 curtidas