Google Chrome Não Abre PDF em Links Externos

Olá pessoal, ultimamente notei um problema no Google Chrome. Percebi que ele não abre os links de pdfs que eu abro no visualizador de pdf normal do ubuntu. Além disso, quando mudo o navegador padrão para o firefox, o firefox consegue abrir nem nenhum problema. Porém, quando deixo o chrome de padrão, o ubuntu me retorna uma mensagem de erro para a abertura do chrome e não acontece nada.

Gostaria de avisar que já limpei histórico e cache, além de instalar a última versão do Chrome. Alguém mais está com esse problema? E se sim, como resolveram?

Olá, bem-vindo! :raised_hand_with_fingers_splayed: :slight_smile:

Ao clicar com o botão direito sobre um arquivo PDF, e selecionar abrir com, optando assim pelo Chrome, ele consegue abrir o PDF ou apresenta algum erro?

1 curtida

Desinstale o Chrome > Apague as pastas do Chrome que ficam ocultas na sua home > instale o Chrome novamente e teste.

1 curtida

Olá, ele abre normalmente o pdf, e também consegue redirecionar para as páginas quando clico no link dentro do chrome. Não sei se isso será útil, mas acabei de testar e descobri que quando abro o pdf no Okular e clico no Link, o Chrome abre o link normalmente. Porém, no visualizador de pdf padrão continua não abrindo quando clico no link.

2 curtidas

Acabei de desinstalar, apagar as pastas e reinstalar. Mas infelizmente não resolveu o problema.

Acho que prints de tela com o procedimento que vc esta fazendo e com o erro que surge seria de grande utilidade para resolver o problema.

2 curtidas

Não seria a forma como ele está configurado para abrir os PDFs internamente?

Curioso, geralmente o Evince iria buscar o browser padrão, independentemente de qual fosse. Visto que as sugestões que o pessoal deu, talvez instalar a versão flatpak do app possa resolver:

Se você está usando o Ubuntu, pode ser necessário instalar o suporte a flatpak antes.

Ou se preferir, já que está no Ubuntu, tente a versão em Snap, que você deve achar diretamente na loja mesmo:

1 curtida

Pode ser, mas olhando aqui, o Evince não parece ter opções assim infelizmente. No DConf também não parece ter nada relacionado com isso.

1 curtida

Olá, a princípio resolveu o problema dos links instalar via snap. Porém, surgiu outro problema, quando eu tento acessar alguns pdfs de uma partição externa que tenho, ele ocorre um problema de permissão e aparece o seguinte:

Error opening file /mnt/278EA98F4D54C24C/UFSM/7_Semestre_UFSM_2021-1/Mecânica Quântica 2/09_sistemas_compostos.pdf: Permission denied

Esse problema não ocorre com todos os arquivos desta partição, e não ocorre com os arquivos que não estão nela, por exemplo os que estão na home. Vale lembrar que toda vez que abro o evince para abrir um arquivo ( e não indo na pasta e clicando em cima do pdf) ele sempre me aparece a mensagem (Error opening file /mnt/278EA98F4D54C24C/UFSM/7_Semestre_UFSM_2021-1/Mecânica Quântica 2/09_sistemas_compostos.pdf: Permission denied) antes de eu procurar o arquivo, então as vezes eu consigo acessar os arquivos e as vezes não. Inclusive, a restrição não ocorre apenas para os pdfs da pasta “Mecânica Quantica 2”, mas para pdfs de outras pastas dentro dessa partição também, nesse caso aparece (Failed to load backend for ‘image/vnd.djvu+multipage’: libdjvulibre.so.21: cannot open shared object file: No such file or directory).

Além disso, eu percebi que quando instalo o evince via sudo apt install evince, não ocorre esse problema de permissão mas ocorre o problema no link. Quando eu instalo via sudo snap install evince, ele não ocorre o problema nos links, mas ocorre esse de permissão em algumas vezes. O que poderia estar causando isso?

Tenta clicar em “permissions” no Snap do Evince na loja de apps e habilitar a leitura de discos externos.

Para mais referências:

Olá, vc está fld da última opção no print?
Após habilitá-la, não apareceu mais a mensagem toda vez que abro, porém continua dando o erro:

Failed to load backend for ‘image/vnd.djvu+multipage’: libdjvulibre.so.21: cannot open shared object file: No such file or directory

ao abrir alguns arquivos.

Outra curiosidade, eu acho que parece que ele perdeu um pouco a performance com o aplicativo instalado via Snap, isso deveria acontecer? Caso não, o que poderia estar causando isso?

Realmente não sei o que pode causar isso. Talvez testar a versão em flatpak, que é um app GNOME, possa te trazer uma experiência melhor.

Infelizmente isso ocorre com alguns Snaps, eles podem ter menor performance para abrir a aplicação eventualmente, pela forma com que são comprimidos.

Ok, muito obrigado mesmo assim pela ajuda.

Não li o tópico, mas parece que vc usa o qpdfview

Tente instalar pelo ppa

Veja se o aplicativo padrão do arquivo.

Normalmente vc pode mudar clicando com botão direito do mouse em um arquivo pdf e troque o aplicativo abrir com.

1 curtida