Novas ferramentas de inteligência artificial vêm marcando presença em vários navegadores, como o Edge, Opera e Brave, mas o popular Google Chrome tem se mantido conservador quanto a isso, de modo que seus usuários precisam recorrer a extensões. A empresa anunciou que na recém-lançada versão 121, há 3 novas ferramentas de IA:
- O Tab Organizer, que reúne abas similares;
- Um sistema de geração de temas para o navegador, a partir de instruções do usuário;
- Um assistente de escrita, que abre um pop-up abaixo do campo de texto, ajudando a se expressar adequadamente em diversas ocasiões.
Por enquanto, a novidade, ainda em estágio experimental, está disponível apenas nos Estados Unidos e precisa ser ativada nas configurações do Chrome.
Outro navegador que apresenta novidades é o Microsoft Edge, que ganhou um modo de eficiência de energia, onde, segundo seu anúncio, economiza a bateria em até 25 minutos. Para isso, ele coloca para dormir as guias há pelo menos 5 minutos sem atividade, reduzindo o consumo de recursos computacionais, entretanto, isso pode impactar na fluidez da navegação pelo usuário, precisando recarregar os sites quando acessados. Quando ativo, a barra de ferramentas do navegador mostra um ícone de pulso cardíaco.