Google Chrome 87 é lançado com melhorias e novidades

O browser mais popular do planeta chega na sua versão 87 com algumas novidades bem interessantes para quem gosta de comodidade e também uma melhoria na sua engine para quem gosta de “velocidade”.

Melhorias no “motor”

Na atualização 87 do Google Chrome, ela traz algumas melhorias na aceleração do wake-ups em relação ao timer do JavaScript nas guias em segundo plano. Segundo o Google, essa melhoria reduz em até 5x o consumo da CPU e estende a vida útil da bateria (no notebooks) em até 1,25 horas conforme os benchmarks do Google.

Também foi relatado que o Chrome agora inicia até 25% mais rápido, o carregamento das páginas estão 7% mais velozes e com o consumo de memória RAM e energia reduzidos.

Para quem usa o Chrome no Android, agora a navegação de avançar e retroceder nas páginas, está praticamente instantâneo, graças às melhorias referentes ao cache.

Novidades

Podemos começar aqui pelas abas que agora poderão ser pesquisadas, não importando quantas abas estiverem abertas. O recurso se junta aos já existentes como o Fixar Abas, Enviar Guias para um dispositivo e o mais recente de agrupar guias. Primeiro o recurso vai chegar aos Chromebooks e depois as demais plataformas.

Outra novidade que teremos é a expansão de como utilizamos a barra de endereço do Chrome. Hoje em dia você digita uma URL para um site ou a usa para fazer buscas dentro da internet, conceito esse chamado de “omnibox” pelo Google (#TheMoreYouKnow)

Agora vai ser possível através da barra de ferramenta “dar comandos” ou como o Google está chamando de Chrome Actions. Com essas Actions você vai poder por exemplo limpar os dados de navegação digitando “limpar cache”, ou ainda editar as suas informações de pagamentos salvas digitando “atualizar informações do cartão” ou ainda atualizar o Google Chrome com “atualizar navegador”. A lista de Actions que serão suportadas por hora você confere aqui.

Essa novidade agora vai agradar aos “esquecidos” de plantão :sweat_smile:. Sempre que estamos navegando e nos deparamos com uma matéria ou qualquer coisa do tipo e é super bacana, uma hora ou outra esquecemos onde que foi parar aquele site, bom o Google agora quer ter ajudar.

Será implementado a funcionalidade de Cards (Cartões) quando uma nova página for aberta em uma guia no Google Chrome, esses Cards estarão com os conteúdos recém visitados e assim poupando o “precioso tempo” nosso :grin:.

Todas essas novidades foram apresentadas no blog oficial do Google pelo Diretor de produtos Chrome, Matt Waddell, que você pode conferir a postagem aqui.

Como elas ainda estão sendo implementadas, pode ser que elas sejam entregues aos poucos para os usuários e assim dando uma atrasada. Falo isso porque já tenho a versão 87 e elas ainda não chegaram até o presente momento desta publicação.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

3 Curtidas

Notei algumas hoje e ficaram ótimas e incrivelmente está um pouco mais rápido.

1 Curtida