God Of War chega ao Linux através da Steam - Diolinux
O título God of War de 2018 foi lançado recentemente para a plataforma PC e já possui compatibilidade com o sistema do pinguim através do Proton da Steam
Uma pena que a própria Sony não se importa com Linux, tanto que seus notebooks usam o sistema da maior concorrente dela e agora porte de jogos.
God of War nem tem suporte a Vulkan oficialmente e é uma pena, imagina que irado se a Sony seguisse a mesma ideia da Valve de não depender mais do Windows e lançar seus jogos para linux e ter sua propria distro, como a Valve com o Steam Deck.
Se não me engano fazem alguns anos que a Sony vendeu a divisão de notebooks, mas não tenho certeza. Acho interessante que o sistema do PS4 é baseado no freeBSD, ou seja, o game já roda em um sistema Unix-like. Posso estar enganado, pois sou leigo no assunto, mas não seria até mais fácil portar o game para outro sistema Unix-like (no caso o Linux) do que para o Windows? Eu entendo eles lançarem a versão Windows por questão de mercado, mas imagino que uma versão nativa para Linux tb não seria tão difícil assim, mas como eu disse na minha visão como um leigo.
https://twitter.com/yosp/status/1484010884292698116?s=20
Shuhei Yoshida postou uma foto no twitter rodando God Of War no Steam Deck, o que talvez possa indicar uma relação mais próxima entre a Valve e Sony. Eles deram acesso ao jogo de forma antecipada aos desenvolvedores da Valve para que ele fosse compatibilizado com o Proton e funcionasse no dia do lançamento. Talvez a Sony possa ver o Steam Deck e o Steam OS como uma forma de expandir seus negócios para uma plataforma de PC que não seja Microsoft, seria interessante ver uma parceira entre a Valve e Sony, quem sabe até trazendo o tal projeto Spartacus para o Steam Deck.
Vale lembrar que a Sony escreveu e mantém o driver do Dual Sense no kernel Linux.