GNU Stow - Ferramenta que facilita a vida de quem utiliza mais de uma máquina

Boa tarde, pessoal!

Acabei de conhecer essa ferramente GNU Stow e acho que pode ser interessante para mais pessoas.

Pelo o que entendi, ela é útil para caso você precise formatar seu PC e depois reconfigurar os programas novamente. Ou então, caso compre um PC novo, é fácil de configurar. Acho que principalmente quem trabalha com programação pode se beneficiar bastante.

Um vídeo, em inglês, explicando:

Ainda não usei, mas pretendo testar em breve.

"O GNU Stow é um gerenciador de fazendas de links simbólicos (symlink farms) que reúne pacotes distintos de software e/ou dados localizados em diretórios separados no sistema de arquivos, fazendo-os parecer instalados em um mesmo local. Por exemplo, o diretório /usr/local/bin pode conter links simbólicos para arquivos dentro de /usr/local/stow/emacs/bin, /usr/local/stow/perl/bin etc., e o mesmo ocorre recursivamente para outros subdiretórios como .../share, .../man e assim por diante.

Isso é particularmente útil para manter o controle de instalações de software ao nívell de sistema ou de usuário, especialmente quando o software é compilado a partir do código-fonte. Também pode facilitar uma abordagem mais controlada para o gerenciamento de arquivos de configuração no diretório pessoal do usuário, especialmente quando usado em conjunto com sistemas de controle de versão."

3 curtidas

Esses dias vi um vídeo de um cara que usa ele para gerenciar os .dofiles muito prático.

2 curtidas

Isso!

Esse vai ser meu objetivo haha mas preciso sepra rum tempo pra isso

2 curtidas

Eu já tinha ouvido falar nesta ferramenta, fiz alguns testes, mas hoje é mais prático a IA fazer os scripts, porque coloco onde quero e com permissão de execução e tudo mais.

No stow você tem que criar a estrutura das pastas para ele enviar para o local correto.

1 curtida