GNU/Linux em notebook Thinkpad E14

Pessoal, bom dia!

No meu novo emprego me deram um notebook Thinkpad E14 e liberaram a instalação de um S.O GNU/Linux da minha preferência.

Especificações:
image

Pelas especificações, sei que qualquer GNU/Linux o abarcaria tranquilamente. Minha dúvida: dado as variadas distribuições, qual se encaixaria melhor no quesito de suportar todas funcionalidades que o notebook possui? Ex: Digital, Bluetooth…

Pensei no PopOs, a príncipio. Mas queria saber se alguém o possui ou indicia alguma distribuição que supra.

Como é para trabalho eu colocaria uma distro mais estável principalmente uma LTS, Ubuntu 20.04 LTS por exemplo ou seus sabores, Kubuntu 20.04 LTS, Ubuntu Mate 20.04 LTS…

Linux Mint.

Só não sei bem te dizer como configurar a digital, mas deve haver tutoriais sobre.

Atenção à versão kernel, dado que o processador é de 11ª geração. Os sistemas Linux rolling release e bleeding edge não trariam problemas nesse aspecto. No caso dos sistemas cujas edições são lançadas de tempos em tempos, vale conferir qual a versão embutida na ISO de instalação disponível. No caso do Linux Mint, por padrão, a ISO vem uma versão mais antiga, a 5.4, mas há uma ISO “avançada”, que já se instala com o kernel 5.13.

1 curtida

Se pegar o Mint Edge ou Pop!_OS, garantia de vir com o Kernel 5.13 e 5.15, respectivamente.

2 curtidas

Muitíssimo bem lembrado.

Bem, deixar o link aqui se o colega quiser baixar do Mint com Kernel 5.13: https://www.linuxmint.com/edition.php?id=296

2 curtidas

A linha G, foi lançada antes da linha H, mesmo ambos sendo 11a geração. Se quiser usar o Kernel 5.10 LTS, sem estresse (por parte do processador ao menos)

1 curtida

@Sergio_H & @JG22, vocês tem alguma experiência com sensor biométrico?
Eu tinha um notebook com isso mas eu não me importei em configurar, acho que na época não havia um método muito “friendly family” pra isso.

Existem algumas soluções como Fingerprint-GUI entre outros projetos no GitHub, e também pode variar entre os gerenciadores (GDM, SDDM, Lightdm, etc.), mas haveria algum método “padrão”?

Infelizmente não, nunca tive a oportunidade de ter um aparelho com Windows Hello nem sensor de biometria. Dá uma lida com calma aqui → Fingerprint no Linux

1 curtida

Não tenho. É pena.

11° Gen de processadores da Intel já estão presentes a partir do kernel 5.10 LTS.

2 curtidas

Isso quer dizer que está OK para Debian 11 e tudo que for baseado no Debian 11 (MX Linux 21, SparkyLinux 6, Q4OS Gemini etc.). Mas ainda temos distros com kernel 5.4 ou 5.8. O OpenSUSE Leap 15.3 ainda traz kernel 5.3.18.

Lembrando que o openSUSE Leap tem um Kernel cheio de backport, ainda mais a versão 15.3, pois usa os binários do SLE V15 SP3. Mas sim, é preferível usar o Tumbleweed ou alguma outra distro com Kernel “generic” mais recente.

1 curtida

Vou testar o PopOS, Mint Una 20.3 e o Debian!

Assim que instalar, atualiza e instala o fprint. Vê se funciona, se pegar, vale até a pena destacar esse tópico aqui para futuras dúvidas quanto a biometria no Linux

1 curtida