Traduzido através do tradutor da mozilla
Samuel Thibault ofereceu uma atualização de status sobre o estado atual do GNU/Hurd de uma apresentação em Bruxelas no FOSDEM 2026. Thibault já compartilhou anteriormente atualizações sobre o GNU Hurd do evento anual do FOSDEM, enquanto este ano foi um pouco mais otimista graças ao progresso recente do motorista e mais software agora construindo com sucesso para Hurd.
GNU/Hurd continua a ficar atrás do kernel Linux e de outras plataformas modernas para suporte a driver de hardware. Mas o suporte ao motorista para Hurd tem melhorado graças à camada de garupa da NetBSD.
Relatório de status GNU/Hurd 2026
Hurd há anos também não tem suporte a SMP para sistemas multi-core modernos, mas isso também tem melhorado nos últimos tempos. Da mesma forma, Hurd por mais tempo foi predominantemente x86 32-bit apenas, mas a porta x86_64 agora é essencialmente completa e há até mesmo olhos para o suporte AArch64.
Suporte GNU/Hurd 64 bits
Debian GNU/Hurd tem sido uma distribuição Debian não oficial e alternativa para usar o kernel Linux, enquanto as distribuições Guix/Hurd e Alpine/Hurd também surgiram para mais exposição e testes de Hurd.
Suporte GNU/Hurd SMP
Samuel compartilhou que cerca de 75% do arquivo Debian está atualmente construindo para a distribuição GNU/Hurd, incluindo ambientes de desktop e muito mais.
Status GNU/Hurd 2026 em 2026
A apresentação do FOSDEM 2026 sobre GNU/Hurd concluiu com uma proclamação de que “GNU/Hurd está quase lá” com as distribuições Debian/Guix/Arch/Alpine mas que os desenvolvedores sempre podem usar ajuda extra com contribuições da comunidade.
Estado do GNU/Hurd 2026
Aqueles curiosos sobre GNU/Hurd em 2026 podem encontrar a apresentação de Samuel Thibault em FOSDEM.org.