GNOME Web: um navegador promissor

GNOME Web: um navegador promissor - Diolinux

Ainda distante da popularidade dos seus concorrentes, o GNOME Web está cada vez mais mostrando o seu valor.

4 curtidas

Sempre quis usar o GNOME Web, porém a falta de suporte à instalação de WebExtensions, ou qualquer outro tipo de extensão para navegador, realmente, faz bastante falta, então estou esperando pela implementação dessa funcionalidade. E outra coisa que não gosto muito é a forma de organização limitada dos favoritos, mas isso talvez até pudesse ser mudado com alguma extensão no futuro. O problema de travamento na rolagem também estava acontecendo pra mim na versão em Flatpak, mas, quando baixei dos repositórios padrões da distro, parece que ficou mais suave.
Enfim, continuarei no Firefox mesmo, e acompanharei o desenvolvimento desse projeto.

2 curtidas

Acho ele ainda muito fraco, mas é lindo de mais.

Minha solução foi instalar o tema do gnome no meu firefox :rofl: :rofl: :rofl:

1 curtida

Vale ressaltar que o GNOME Web utiliza o WebKit, que é o mesmo motor de renderização utilizado pelo Safari, e ele inclusive é reconhecido pelo site oficial do projeto WebKit: WebKit Downloads | WebKit

Além dele se identificar como sendo o Safari para os sites, por meio do User-Agent. Então ele meio que pode ser considerado um “Safari para Linux”.

3 curtidas

Eu já ouvi dizer que o suporte a DRM pode nunca chegar

Não acho q só usar o mesmo motor (Webkit) e um user agent ele seja como um safari no Linux. Há muito mais do que o webkit no safari, muitas tecnologias próprias da Apple e q são aproveitadas apenas no Mac OS.

1 curtida

Mais ou menos, essas TAGs e funções extras são pra uso interno do navegador, não tem (ou pelo menos não deveria) ter impacto no site em si

Nossa, muitos sites ficam quebrado no Gnome Web e isso ja vem de tempos, sem contar com baixo desempenho. Sinceramente não sei qual a idéia da galera do gnome com esse navegador, e de quebra utilizam uma engine bem complicada.

da para fazer no windows? HAHAHAHHA

Fazer o q? Testar o gnome web? Deve dar com o wsl2

É um navegador bem minimalista e com um excelente design, seguindo a linha do Gnome. Entretanto sem suporte a muitos recursos. Tem páginas web que não abrem direito, serviços que não funcionam…

Não sei porque eles gastam tanto tempo com ele. Talvez utilizar o Firefox, fazendo um fork( não sei se pode) seria melhor. Daria a “roupagem” do Gnome e já aproveitaria muitos recursos do Firefox. Se dependesse de mim, eu tentaria apenas entregar o Firefox com umas pequenas modificações. Algo como “Firefox by Gnome” e concentraria esforços em outro local.

4 curtidas

instalar o tema cara

Deve dar tmb ué??

Acho que não cara, eu instalei a partir desse git hub aqui: GitHub - rafaelmardojai/firefox-gnome-theme: A GNOME👣 theme for Firefox🔥

Deu uma olhada por alto e não achei nada sobre instalação em windows, não sei se tem alguma pasta específica que vc pode colocar o tema dentro e ele vai rodar.

que valor? um browser capado, sem recursoso importantes, modtra-se mais uma perda de tempo e recursos preciosos. nunca usei epiphany, nem os bancos aceitam, nem netiflix. igual a suite office nativa doo plasma.

alguém aqui se lembra do abiword e da planilha “nativa” do gnome?

tá na hora dos devs se concentrarem realmente no que importa: a interface.

1 curtida

Esse valor, todos os usos citados não fazem parte do meu uso por exemplo e como o GNOME Web usa menos recursos… Não faz sentido eu usar um Firefox ou Chrome da vida que usam mais recursos para prover recursos que eu não utilizo, mas o GNOME Web parece ter outra função, uma vez que uma das aplicações mais importantes pra quem desenvolve pro GNOME (o visualizador de DocBooks) usa as mesmas bases que o GNOME Web, e também o equivalente ao OneNote no GNOME o Bijiben, também usa, o ToDo usa salvo engano… Enfim, tem uma senhora galerinha de apps que dependem do que for implementado no GNOME Web pra existir, um sistema de extensões por exemplo feito do jeito errado pode ferrar um monte de “projetos satélite”

1 curtida

De fato também o testei e gostei bastante do desempenho. Porém ainda tem um longo caminho pela frente.
Mas acredito muito num futuro próximo.