Gnome Web roda vídeos em 4k60fps mas Firefox e Chrome não

Hoje fui testar o Gnome Web 41 e me deparei com uma coisa, ele consegue rodar vídeos em 4k60fps sem frame drop(sério nenhum, nem mexendo mouse ou redimensionando a janela loucamente kk) e sem travamentos, já o Firefox e o Chrome não, eles se você subir acima de 1080p60 já começam a travar o vídeo e dropar frames .

O Gnome Web usa o tal do Vídeo Engine(na janela à direita)

O Firefox o máximo que vai é o GPU utilization que chega a 30%


Como podem ver uso Nvidia, mais precisamente uma GTX 1050 Ti com Dri 470 e o Gnome Web é a versão Flatpak, já o Chrome e o Firefox são deb. Alguém tem alguma ideia de como faze-los rodar vídeos corretamente? e por que o Web consegue rodar direito e os outros não?

O vídeo em questão

1 curtida

Vc leu isso

Acho que tem que baixar o vp9.

Deve estar em extensões ou plugins da distro

1 curtida

Olhei e está instalado, mas não é só com 4k, a partir de 1080p60 que fica engasgando e depois travando é como se não tivesse usando a GPU direito

Ok.

Vc tem o pacote vpx-tools instalado?

sudo apt install vpx-tools

Não tava instalado, mais instalei e continuou o problema

Vc ativou a aceleração de vídeo no Firefox??

não sei nos seus derivados, mas no chromium vc precisa explicitamente habilitar a aceleração por hardware pra funcionar

chrome://flags/#enable-accelerated-video-decode

Não está disponivel

Não está disponível

Sim já estava.

Isso foi removido em versões recentes do chromium.

O driver proprietário nvidia não suporta aceleração VA-API, que o chrome e o firefox usam para rodas os vídeos, apenas o VDPAU.


https://wiki.archlinux.org/title/Hardware_video_acceleration


O único navegador que tem suporta a VDPAU atualmente é o gnome-web, então não tem muito a ser feito.

https://wiki.debian.org/HardwareVideoAcceleration

4 curtidas

Obrigado. deveria ter comprado uma AMD quem sabe eu não teria tanta dor de cabeça… Nvidia é fogo só agora que vamos poder usar o Wayland por causa dos drivers proprietarios

estranho, no meu continua a parecer:

meu chromium é a última versão do repo do arch:

1 curtida

Isso é provavelmente porque você mudou essa variável antes de eles terem removido na versão 91.

Mas de qualquer forma, o chromium não suporta VDPAU.

@Docmine7 você usa o X11?
Se sim uma coisa que você pode tentar fazer é instalar o pacote vdpau-va-driver Debian -- Error, ele tenta rodar o VA-API em cima do VDPAU, mas não é garantido que vá funcionar, eu mesmo não consegui.


image

Instalei e não deu diferença…

Hmm aí já não sei, o chromium do flatpak não tem mais essa opção desda versão 91:


Pelo visto o chromium do arch é modificado com suporte a essa flag:

Mas ele não usa o arch, além do mais, o chromium não suporta VDPAU.

Provavelmente o seu vem de um repositorio que a compilação do Chromium habilita o Vaapi. Mas não é o padrão do pacote base Chromium.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.