Gnome-tweaks não está abrindo

Boa noite, estou tentando abrir o ajustes do gnome, mas não estou conseguindo, já desinstalei e instalei e nada, também já reiniciei o pc 2 vezes. Alguém pode me ajudar?

Tente iniciá-lo pelo terminal com o comando gnome-tweaks, e poste o resultado aqui para nós. A saída do comando provavelmente irá dar alguma pista do motivo de não estar abrindo.

Isso aconteceu comigo quanto tive problema de montagem de alguma unidade: HD externo, pendrive, etc. É bom retirá-los para se abre sem eles.

Aparece isso aqui:

Então, eu até tinha colocado mais cedo dois pendrives e descriptografado com o veracrypt, mas ja tinha retirado eles e até reinicei o pc e nada. Quando eu clico pra iniciar o ajustes ele carrega, mas não aparece nada, se eu for no monitor do sistema, até tem o processo dele lá, mas nada do programa abrir.

o problema ocorre porque falta um pacote python-alguma_coisa. às vezes a saída no terminal indica qual é. na imagem vc nota o problema na referência à line 289, in .

tente:

$ sudo apt install python3-django-widget-tweaks

se não der certo, desinstale.

Instalei e mesmo assim não está abrindo :confused: como faço para desisntalar esse pacote que instalei?

sudo apt purge python3-django-widget-tweaks

vamos por tentativa e erro. pesquisei na www. tente este:

sudo apt install python3-metaconfig

Cara, ainda não está indo, ele continua com processo aberto no monitor de sistema, mas nada abre. Também tentei abrir pelo terminal, vou mandar print do que apareceu, caso ajude.

Devo da um purge nesse pacote que acabei de instalar?

Cara isso dai ta parecendo problema no teu Locale…

Faz um sudo nano /etc/locale.gen
E posta aqui pra gente!

1 curtida

Como o PopOs é base Debian, tenta isso:

$ sudo su -

dpkg-reconfigure locales

Aí desce e seleciona pt_BR.UTF-8 (se estiver desmarcado marca com espaço), depois usa Tab e dá enter no Ok. Escolhe o pt_BR.UTF-8 como padrão e vê se resolve reiniciando a máquina.

1 curtida

1 curtida

Tenta também reinstalar o Python3.

Cara eu não sabia que o pop era baseado em Debian kkk, eu inclusive baixei o veracrypt na versão Ubuntu 22.04. Quando eu for baixar algum programa assim, eu baixo em qual versão do debian? Lá tem 10, 11 e 12.

E com relação ao meu problema, eu dei “sudo dpkg-reconfigure locales”, fiz o que você disse e reiniciei, também dei “sudo apt intall python3” (não sei se é assim que reinstala), e mesmo assim continua sem abrir o gnome-tweaks

O Pop é baseado no Ubuntu, que por sua vez é baseado no Debian. Se for baixar pacotes de terceiros em .deb, baixa as versões do Ubuntu que está mais próximo do Pop que o Debian.

Enfim, infelizmente não funcionou. Reporta isso como bug para o pessoal do Gnome e do Pop.

Só para desencargo de consciência pois já ví algo parecido anteriormente e era no Pop que não estava compilando o schema no pós instalação do pacote.

sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas/ e tente executar o aplicativo novamente.

Se não resolver reporte o problema ao Pop_OS! pois não é um bug do GNOME e sim com alterações que afetam a Central de Configurações do GNOME, o tweaks é desenvolvido pensando no GNOME padrão.

O gnome-twakes abria antes? Deixou de abrir quando instalou alguma coisa? Ás vezes é importante contextualizar o situação para que possamos te ajudar de verdade.

O Gnome não é muito afeito a customizações, vc modificou algo, instalou algumas extensão?

" I solved this issue by simply removing gnome-tweaks then reinstalling it again:"

sudo apt remove gnome-tweaks 
sudo apt autoremove 
sudo apt install gnome-tweaks 

Um usuário no Ask Ubuntu tinha um problema semelhante ao seu e reportou esta solução, não custa tentar.

O que eu posso dizer como usuário de longa data do GNOME é que, existem problemas que só existem no Ubuntu e derivados e algumas ferramentas não funcionam como deveriam por causa das modificações, normalmente atribuem o problema ao GNOME sendo que na verdade são problemas específicos da distro, uma simples alteração em uma tecla de atalho (a nível de código)pode gerar um mau comportamento no ajustes.

1 curtida