Eu utilizo o KDE e acho que tudo varia do nível do usuário e o quanto ele deseja customizá-lo. Vejo da seguinte forma:
-
Usuário padrão: São pessoas que no máximo irão trocar o papel de parede e raras vezes os ícones, basicamente é o que mexemos em nossos celulares devido o pouco nível de customização que temos.
-
Usuário intermediário: São pessoas que gostam de mudar alguns aspéctos avançados no sistema, mudar a interface, atalhos e comportamento padrões do sistema, esses usuários customam importar suas configurações e exportar para outros equipamentos afim de manter seu fluxo de fluxo de trabalho próprio.
-
Usuário avançado: São raros, poucas vezes utilizarão ferramentas estabelecidas como o Gnome ou KDE, eles vão customizar o máximo possível o sistema, shortcuts, alias, rules, auto-start. Esses usuários customizam o sistema em um nível íntimo, vão possuir dotfiles complexos, muitas vezes vão criar suas prórpias soluções. A maioria utilzam TWM, terminal e muita programação.
O Gnome ao meu ver se encaixa no primeiro nível, a equipe claramente deseja criar seu workflow próprio, de forma que o usuário não precise se preocupar. Inicialmente o usuário não terá uma liberdade total como mudar de tema, desabilitar algum elemento de interface, ou comportamento muito específico.
O KDE entra no segundo nível, tendo um nível alto nível de personalização, cores, atalhos, janela, comportamento, apps nativos como Kate, Konsole e Dolphin, que possuem um modelo semelhante de personalização, é fácil exportar e importar seus arquivos de configuração e atalhos. Por exemplo, no KDE vc pode customizar temas, ícones, mouse, fontes e janelas sem mesmo sair do sistema.

É possível criar seus próprios atalhos, importar e exportar diretamente da interface.
Eu customizei o Dolphin para remover todos os elementos visuais para que ficasse o mais limpo possível pra mim.
Eu tento emular o comportamente de um TWM e manter meus arquivos de configuração de forma a unir os dois mundos.
O terceiro nível são os TWM em geral, Awesome, Qtile, BSPWM, I3, etc. Esse é um nível para usuários avançados, que vão usar muitos atalhos personalizados, comportamentos e scripts avançados, que vão conseguir integrar fácilmente seus arquivos de configuração de um ambiente pra outro de forma automatizada.
Isso não impede de um usuário avançado customize o Gnome ou de um usuário intermediário se sentir a vontade com um TWM pré-customizado, isso varia muito do gosto pessoal e da experimentação e do tempo que você pode dedicar para criar seu fluxo de trabalho.