Gnome-software do zorin os lite não funciona

Olá, bom dia, boa tarde, boa noite!
Sou iniciante no Linux, estou à 2-3 dias à usar Linux como sistema principal, atualmente estou usando a distribuição Zorin OS Lite, que é baseada no Ubuntu 20.04, já tive experiências com o Linux mint como sistema fixo por 1-2 dias e usei o Zorin e o Mint em máquinas virtuais
Indo direto ao ponto:
Estou enfrentando um problema envolvendo a gnome-software, a loja de aplicativos do Zorin OS
Já tentei resolver de várias formas
Depois de 1 dia de ultilização do sistema, a loja do sistema simplesmente PAROU de funcionar, ela não abre após clicar em cima do ícone, e ela não abre para a instalação de arquivos .deb e outros qual ela pode executar para realizar a instalação
Porém, não sei por qual motivo, ela executa normalmente ao usar o comando gnome-software como usuário root (sempre que eu abro o terminal, eu ultilizo do comando sudo su e insiro corretamente minha senha, por tanto, considerem que todo comando que eu usar estará sendo devidamente executado como usuário root, e o perfil de usuário está como administrador)
Sempre que eu executo pelo terminal, as seguintes coisas aparecem no terminal:
23:42:59:0523 Gs plugin appstream took 1,2 seconds to do setup
23:42:59:0555 Gs enabled plugins: desktop-categories, packagekit-refresh, packagekit-offline, packagekit-proxy, packagekit-url-to-app, systemd-updates, packagekit, os-release, packagekit-refine-repos, fwupd, packagekit-local, packagekit-upgrade, appstream, packagekit-refine, rewrite-resource, steam, generic-updates, desktop-menu-path, hardcoded-blacklist, modalias, flatpak, hardcoded-popular, hardcoded-featured, provenance, odrs, snap, packagekit-history, icons, provenance-license, key-colors, key-colors-metadata
23:42:59:0555 Gs disabled plugins: ubuntuone, dummy, shell-extensions, dpkg, repos, epiphany
O que vem a seguir disso não é tão importante, porque se trata somente dos apps instalados sendo “listados”
Mas mesmo com a loja aberta pelo terminal, eu não consigo executar aplicativos .deb para serem instalados por ela, não cheguei a testar se consigo instalar apps com ela executada pelo terminal, mas provavelmente não.
Eu conferi o lançador do app e o comando do lançador era: gnome-software %U
E não havia diretório de trabalho, estava vazio.
Eu coloquei o comando no terminal, e de novo, a loja abriu normalmente
De novo, eu não consegui instalar apps .deb por ela, e provavelmente não conseguiria instalar apps pela loja
O que aparecia após a execução é a mesma do comando gnome-software, caso se interessem por.
Assim que a loja é executado pelo comando %U, aparece a seguinte mensagem no meio do topo:
Não sabe como lidar com ‘file:///home/meuusuaruio/%25U’
Eu tentei reinstalar a loja várias vezes usando dos comandos:
sudo apt-get autoremove gnome-software
sudo apt-get install gnome-software
sudo apt install gnome-software
Não funcionou em nenhuma das vezes, e sim, eu atualizei os repositórios antes de instalar, só esqueci o comando rsrs (memória péssima)
Eu tentei instalar a loja de apps do Linux Mint, baixei o .deb da loja deles, e tentei executar normalmente, como esperado
Então eu tive a ideia de instalar o pacote .deb pelo terminal, pesquisei na internet e achei o comando para realizar essa tarefa
Então eu fiz o seguinte:
Abri um terminal na pasta downloads e digitei o comando:
sudo dpkg -i nomedopacotedomint
Houve vários e vários erros de dependência, então eu executei o comando:
sudo apt-get -f install
Uns 70% das dependências sumira, envolviam phyton e outros programas, foram todos devidamente instalados, porém, algumas dependências persistiram:
problemas de dependência - deixando desconfigurado
A processar ‘triggers’ para gnome-menus (3.13.3-11ubuntu1.1) …
A processar ‘triggers’ para desktop-file-utils (0.23-1ubuntu3.18.04.2+zorin1) …
A processar ‘triggers’ para mime-support (3.60ubuntu1) …
Tentei instalar pelo terminal de novo, nao foi e eu executei o comando sudo apt-get -f install novamente, os problemas persistiram, então eu tentei executar outro .deb de outro app
Eu baixei o .deb do discord e fiz os mesmos procedimentos de executar .deb no terminal
Os problemas persistiram também no discord
Desde então assim está, e decidi escrever esse texto pra enviar nos foruns
Espero poder receber ajuda, desde já, obrigado!
Caso os erros persistam, irei trocar para o Mint xfce, mas eu realmente quero continuar no Zorin, então vou estar tentando até o final.

Novatos deveria usar Flatpak e Snap e AppImagem.
O motivo é que não vejo as pessoas vindo aqui relatar que teve problemas com eles.
Isso acontece pq eles instalam pacotes isolados do sistema.

Já tento desinstalar gnome-menus desktop-file-utils mime-support?

1 curtida

@newbapro32delinucos seja bem vindo ao fórum. Vou começar por aqui:

O que aconteceu aqui foi que você instalou o pacote mintinstall (loja do Mint) do repositório do Linux Mint, só que esse pacote depende de outros pacotes também do repositório do Mint. Você teria que ver quais as dependências que estão faltando e instalar. (Um conselho: evite instalar pacotes específicos de outras distribuições no seu sistema. E se for instalar pacotes .deb avulsos, evite o comando dpkg -i nomedopacote. Em vez disso, abra o terminal, digite sudo apt install e arraste o ícone do arquivo para o terminal (ou digite o caminho manualmente). Assim, o APT irá verificar as dependências primeiro.

Agora, se quiser voltar o sistema ao normal, eu recomendo remover a mintinstall e reinstalar a GNOME Software. Tente essa sequência de comandos, para ver se consegue voltar ao normal:

sudo apt purge mintinstall gnome-software
sudo apt update
sudo apt install -f
sudo dpkg --configure -a
sudo apt install --reinstall zorin-os-lite-core zorin-os-lite-desktop
sudo apt install gnome-software gnome-software-plugin-snap gnome-software-plugin-flatpak
sudo apt install -f
sudo apt dist-upgrade
sudo apt autoremove --purge

Também procure na sua pasta pessoal, qualquer arquivo de configuração referente à GNOME Software e apague (geralmente na pasta .config ou .local). Por fim, reinicie a máquina.


A GNOME Software não funciona direito usando a conta root, nem foi feita para ser usada assim. Use sua conta normal de usuário.

Olhando melhor vc tem algum pacote instalado que quebro o apt.

Verifica o @Thiago12 se resolve e então.

Sem saber o que vc instalo não tem como.
Em /var/log/apt tem o registro de tudo que vc fez com o APT.
Olha ai e passa para o tópico.