Tenho uma dúvida, acho o gnome shell muito bonito. Porém, queria saber o que torna o Gnome Shell muito mais pesado se comparado ao XFCE, por exemplo. Seria possível otimiza-lo ao ponto de ele rodar em um computador bem antigo? Existe alguma modificação dele assim?
GNOME e feito em Java/Javascript e é o que torna ele “um chumbo” quando o assunto e uso dentre as outras aplicações que são mixadas em C, python e entre outras, ja o XFCE a maior parte ou todas as aplicações são em C
As otimizações e como o @Sergio_H citou ai
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O óbvio, animações e efeitos, o GNOME é recheado de animações e efeitos e fora do Wayland isso consume muitos recursos como CPU e GPU
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O não tão óbvio, o GNOME apesar de parecer ser “minimalista” trás muito mais elementos visuais que o XFCE e isso gasta recursos
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O técnico, o GNOME é escrito em JavaScript isso naturalmente gasta mais recursos já que as instruções do JavaScript são no fundo instruções C com um monte de camadas por cima e isso gasta recursos
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O ignorado, o GNOME é fechado em torno dele mesmo, isso significa que os apps conversam entre si o tempo todo e naturalmente isso leva a processos em segundo plano, por exemplo, pra usar GNOME To Do, Geary, GNOME Contacts você usa o evolution data server, pra obter notificações sobre atualizações o Gnome Software… só nessa brincadeira foram 200 MB “embora” isso sem contar outros recursos
Resumindo, é por isso
O GNOME é elegante e bonito. E em computadores com 8 Gb ou mais de RAM o seu peso é pouco relevante.
Mas o XFCE é muito customizável, e pode ficar especialmente bonito, como bem demonstra o Zorin Lite.
Gnome é escrito em C e C++ usando Python e Vala em alguns componentes internos e Javascript para algumas perfumarias mas isso não é característica que o torna pesado. Os efeitos e animações do gnome são o vilão para qualquer placa de video modesta, é notável a diferença de desempenho quando as animações são desativados ou quando se utiliza o Gnome Flashback.
XFCE é pensado em PC modesto com poucos recursos enquanto gnome é pesando para ser um ambiente moderno para maquinas modernas.