GNOME quer atualizar o menu configurações e integrar suporte a tela sem fio

Mais uma vez o projeto GNOME está participando do Google Summer of Code (GSoC), um evento promovido pelo Google para agregar novos contribuidores à comunidade dos programas de código aberto, com duração de 12 semanas, que iniciou no último dia 4. Dessa vez a equipe do GNOME está com 9 projetos no evento, hoje vamos apresentar dois deles que se destacam e pretendem mudar o painel de configurações do sistema proposto pela interface gráfica.

O primeiro é a integração de quatro abas em uma só. A intenção é seguir o padrão que acabou sendo naturalmente adotado pela maioria dos sistemas, que dentro do painel de configurações possuem a seção “Sistema”, o GNOME pretende criar esta seção e integrar nelas as seguintes abas:

• Idioma e Região;
  • Hora e Data;
  • Usuários;
  • Sobre o Sistema;

Dessa forma, o extenso menu lateral das configurações do sistema ficaria um pouco mais resumido, com quatro seções reduzidas a uma só.

Nova proposta para o menu de configurações do sistema para o GNOME

Outro projeto que o GNOME está apresentando no GSoC é o de integrar o aplicativo GNOME Network Display, que serve para configurar a exibição em telas sem fio através do protocolo Miracast, às configurações do sistema, mais especificamente na aba “Display”.

Fonte

3 curtidas

Não é do meu agrado, mas tá longe de ser algo relevante ao ponto de alguém se importar mesmo, pra bem e para mal, e eu não uso o gnome então estou só opinando por opinar mesmo.

Você agrupa aquilo que é mais semelhante, em que as configurações de usuário estão mais próximas das configurações de hora do que das configurações de wi-fi, por exemplo? E por acaso as outras configurações não são do sistema?

1 curtida

Outro projeto que o GNOME está apresentando no GSoC é o de integrar o aplicativo GNOME Network Display, que serve para configurar a exibição em telas sem fio através do protocolo Miracast, às configurações do sistema, mais especificamente na aba “Display”.

Isso vai ser bem importante, pois é bem útil. Se a equipe do Gnome se dedicar fazer isso funcionar bem vai ser muito bom! No mundo linux só tem essa aplicação: GNOME Network Display, mas nem sempre dá certo, nas vezes que testei deu erro, mas agora com a equipe do Gnome interessada em integrá-lo ao Gnome pode melhorá-lo bastante.

Você tem um ótimo ponto aqui. Até gosto da ideia de agrupar abas em um lugar só, mas nesse caso em específico que o Gnome está propondo, criando uma seção genérica chamada SISTEMA, vejo um pouco de prejuízo à navegabilidade do usuário pelo painel de configurações. Para ser sincero, o Gnome é tão capado em funcionalidades que eu nem sei se há espaço para essa ideia de agrupar abas. No KDE Plasma, com uma tonelada de configurações, essa ideia parece fazer mais sentido.