GNOME mostra nova proposta para o gerenciamento de janelas

Já estamos acostumados com o gerenciamento de janelas tradicional, onde acumulamos um monte de janelas e depois de algum tempo tudo fica uma bagunça. A nova proposta do GNOME pode deixar tudo mais organizado!

8 curtidas

Putz, muito complexo pra maioria das pessoas.

Ideia interessante, gostaria de ver em pratica, seria legal chamar voluntários (não devs) para testar e ver se é intuitivo .

Na verdade não é nada complexo, isso na realidade remove complexidade, se uma pessoa quiser arrastar a janela pra onde ela quiser e da maneira que ela quiser, ela pode fazer isso tanto do modo antigo quanto do novo, só muda para aquelas que só querem clicar no programa e o usar, já que o GNOME iria organizá-las do tamanho ideal para serem utilizadas de modo a tirar o peso de colocar todas as janelas em um espaço visível do usuário. Para mim, faz muito mais sentido.

Queria poder testar isso em forma de extensão.

A maioria das pessoas só lida bem com uma janela na frente delas, maximizada, por vez. Não é à toa que é o paradigma adotado em celulares e tablets.

Eu acho bacana esse tipo de estudo e soluções, só não podemos nos iludir achando que isso não é complexo, não existe bala de prata para uso multi-tarefas em computadores, sempre é algo complexo. Existem métodos mais ou menos flexíveis, eficientes, etc, mas todos são complexos de operar.

3 curtidas

Interessante esta proposta, não vai agradar todo mundo, mas não deixa de ser uma opção a mais.

Não dá pra remover a complexidade, só dá pra mudar o público alvo da complexidade, as pessoas tem diferentes “taxas de retenção de foco”, pra quem tem uma taxa mais baixa (cerca de 23% das pessoas) esse mecanismo não só é extremamente complexo como vai reduzir drasticamente a capacidade produtiva, essas pessoas (e eu tô incluso) podem levar até 15s para conseguir recobrar o locus

2 curtidas

Bem ansioso pra ver esse sistema de janelas funcionando, curiosos pra ver como será na prática (imagino que só os aplicativos do Gnome vão adotar esse esquema de “tamanho ideal da janela” com metadados, mas vamos ver né)

Eu acho que mandar as janelas maximizadas pra uma nova área de trabalho automaticamente é uma sacada muito boa, muito mais intuitivo pra criançada que está acostumada com mobile

ezgif.com-optimize

1 curtida