Gnome disks mostrando: HD Sem Mídia

Oi então instalei o ZorinOS recentemente (especificadamente ontem) porém hoje de manha o hd externo que usei para formatar o pc não reconheceu o meu hd, aí vi videos inclusive do dio, por causa do Etcher, achei que era esse o problema fiz o passo a passo só que no meio do procedimento criação de tabela de partição o Gparted crashou, e não reconheceu o hd novamente e quando vi o gnome disks apareceu o hd escrito “Sem Midia” (embora meio difícil de ler diga-se de passagem)e agora não sei o que fazer. desde já agradeço.

Já clicou nos três pontos em cima e então em “Format disk” pra criar uma nova tabela de partições?

sim porem o gparted travou nesta hora, e após isso ele não reconheceu mais meu hd :frowning:

Eu acho muito mais provável que seu HD deu defeito durante a execução do GParted. A única coisa que o GParted toca é a tabela de partições que faz parte da área “pública” do armazenamento, não é como se ele tocasse o firmware ou algo assim para poder corromper o disco. Acho que vale a pena você olhar no YouTube alguns vídeos sobre conserto de HD, as vezes a cabeça/agulha de leitura/gravação ficou presa no prato. Tenho um HD externo com esse problema no momento.