GNOME Circle é anunciado oficialmente, uma nova porta de entrada no GNOME

O projeto GNOME é muito além do ambiente gráfico que leva o mesmo nome, ele acolhe em debaixo do seu “guarda-chuva” muitos projetos menores e devs que precisam de algum tipo infraestrutura, mas para entrar tinha uma barreira burocrática que tirava muitos talentos do projeto, mas parece que isso vai mudar.

Nesta segunda-feira (30/11/2020) o pessoal do GNOME fez um anuncio muito interessante no blog oficial do projeto, em que eles lançaram oficialmente a nova iniciativa deles, o GNOME Circle. Que segundo eles que tem como objetivo “ ampliar a gama das iniciativas de parceiros em que o GNOME apóia e com as quais têm um relacionamento.”

No mesmo post eles assumem que em um passado, para fazer parte do projeto GNOME, quem se interessava precisaria ter os seus projetos hospedados na infraestrutura deles e seguir as regras para desenvolvimento conforme o GNOME queria, criando assim barreiras para muitos projetos pessoais entrarem.

Criado o GNOME Circle

Com isso em vista o pessoal do GNOME criou o GNOME Circle, pretendendo reduzir as barreiras e construir um relacionamento mais próximo com quem usa a plataforma GNOME.

Agora para se tornarem membros, os projetos precisam ser softwares em código aberto (open source) e utilizar a plataforma GNOME, não precisando estarem hospedados na infraestrutura do GNOME e nem seguir as regras de desenvolvimento.

Para os projetos classificados dentro do Circle terão uma série de benefícios, como adesão e divulgação pela GNOME Foundation, que tem direito ao acesso para financiamentos de viagens,marketing e serviços, incluindo um endereço de e-mail @gnome.org, hospedagem de blog, videoconferência e uma conta gnome.org Nextcloud. Mais benefícios estão sendo planejados para o futuro.

Quem comentou a iniciativa foi o Diretor Executiva do GNOME, Neil McGovern, dizendo o seguinte:

“Desenvolvedores independentes fazem um trabalho fantástico usando a plataforma
GNOME, e estou feliz que a GNOME Foundation vai apoiar mais eles como nunca. Com o
GNOME Circle, estamos empolgados em aumentar a comunidade GNOME e construir um
ecossistema de desenvolvedores mais forte e vibrante."

O anuncio completo você pode conferi-lo aqui. O site do GNOME Circle você acessa através deste link.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

7 curtidas

O GNOME, possuindo a comunidade e o ecossistema que possui, estava realmente precisando fazer isso, seguindo, de certa forma, a abordagem do ElementaryOS. Abraçar os desenvolvedores de seu ecossistema e torná-los parte do projeto como um todo, dar voz a eles e reconhecer os mesmos é algo que faz muita diferença quando se deseja manter um ecossistema em constante crescimento.

Pensem em como isso pode fortalecer o ecossistema do GNOME, quantos desenvolvedores se sentiram motivados a desenvolver para o projeto, sem contar que isso servirá também como forma de alimentar o Flathub, já que estar disponível como flatpak é um requisito. Enfim, fico muito feliz e animado com o surgimento dessa iniciativa.

1 curtida