Gnome Boxes 42 Alpha apresenta melhorias na interface e novas funções - Diolinux
Através de um tweet, foi anunciado o GNOME Boxes 42 alpha que chega com muitas atualizações de interface e mais controle sobre as VMs.
Legal. Mas ainda falta o suporte a efi, ia ajudar muito a estudar e divulgar distros usando o Boxes como base para tutoriais…
Recursos muito bem vindos para o Gnome Boxes.
Oi, eu sou o mantenedor do Boxes. Eu adicionei a opção de EFI para a próxima versão. Porém a gente ainda precisa “marcar” os sistemas operacionais que suportam esse recurso. Tem um grupo que sabemos que funciona e já está ativo, como: Fedora, RHEL, CentOS, Arch, Debian, OpenSUSE, PopOS e Ubuntu. Outras distros ainda precisam serem testadas e contribuições pra isso são bem vindas no libosinfo / osinfo-db · GitLab
As distribuições que a gente não sabe se suportam EFI não terão essa opção na interface ainda. Talvez mais adiante quando a gente tiver uma ideia de quantas distros suportam e se são a maioria.
Pessoalmente não vejo muita vantagem prática pra se usar EFI para máquinas virtuais. Exceto pros sistemas operacionais que exigem essa opção, como o novo Windows. As Snapshots ainda não funcionam para sistemas com EFI. Isso é um trabalho que precisa ser feito no QEMU e na Libvirt para que funcione no Boxes.
Eu gostei muito da sua ideia de usar o Boxes em tutoriais!
Gostei bastante do texto! Muito obrigado por divulgar o Boxes!
Uma pequena correção, o texto diz que o diálogo de Preferências aparece quando se aperta o [+]. Esse é o dialogo de criação de máquina virtual. O novo diálogo, de Preferências, é o que aparece quando você clica com o botão direito na thumb da máquina virtual e seleciona Preferencias. É onde vc pode customizar a máquina virtual, controlar os dispositivos e arquivos que compartilha com a VM, e as snapshots (opção restaurar uma versão da VM pra um ponto de restauro).
O efi é importante em tutoriais que descrevam o particionamento manual e em dual boot, por isso que mencionei a função. E como é pra ensinar a instalar e coisas assim e não pra fazer bruxarias, programas como Virtual Box e Virt-Manager são excessivos nesse tipo de propósito, sacou?
Parabéns pelo projeto, sempre uso pra ver a cara de alguma distro e testar funcionalidades!
Opa!! É uma honra tê-lo em nosso fórum, @felipeborges.
A correção já foi feita no texto, peço perdão pela confusão.
Obrigado pelo toque e parabéns pelo projeto
Eu que agradeço pela divulgação do projeto!
Entendi. De fato, faz sentido para esses tutoriais!
Acho que as modificações do EFI pro GNOME 42 já vão ajudar bastante com isso.