Gnome Boxes 42 Alpha apresenta melhorias na interface e novas funções

Gnome Boxes 42 Alpha apresenta melhorias na interface e novas funções - Diolinux

Através de um tweet, foi anunciado o GNOME Boxes 42 alpha que chega com muitas atualizações de interface e mais controle sobre as VMs.

10 curtidas

Legal. Mas ainda falta o suporte a efi, ia ajudar muito a estudar e divulgar distros usando o Boxes como base para tutoriais…

3 curtidas

Recursos muito bem vindos para o Gnome Boxes.

1 curtida

Oi, eu sou o mantenedor do Boxes. Eu adicionei a opção de EFI para a próxima versão. Porém a gente ainda precisa “marcar” os sistemas operacionais que suportam esse recurso. Tem um grupo que sabemos que funciona e já está ativo, como: Fedora, RHEL, CentOS, Arch, Debian, OpenSUSE, PopOS e Ubuntu. Outras distros ainda precisam serem testadas e contribuições pra isso são bem vindas no libosinfo / osinfo-db · GitLab

As distribuições que a gente não sabe se suportam EFI não terão essa opção na interface ainda. Talvez mais adiante quando a gente tiver uma ideia de quantas distros suportam e se são a maioria.

Pessoalmente não vejo muita vantagem prática pra se usar EFI para máquinas virtuais. Exceto pros sistemas operacionais que exigem essa opção, como o novo Windows. As Snapshots ainda não funcionam para sistemas com EFI. Isso é um trabalho que precisa ser feito no QEMU e na Libvirt para que funcione no Boxes.

Eu gostei muito da sua ideia de usar o Boxes em tutoriais!

10 curtidas

Gostei bastante do texto! Muito obrigado por divulgar o Boxes!

Uma pequena correção, o texto diz que o diálogo de Preferências aparece quando se aperta o [+]. Esse é o dialogo de criação de máquina virtual. O novo diálogo, de Preferências, é o que aparece quando você clica com o botão direito na thumb da máquina virtual e seleciona Preferencias. É onde vc pode customizar a máquina virtual, controlar os dispositivos e arquivos que compartilha com a VM, e as snapshots (opção restaurar uma versão da VM pra um ponto de restauro).

9 curtidas

O efi é importante em tutoriais que descrevam o particionamento manual e em dual boot, por isso que mencionei a função. E como é pra ensinar a instalar e coisas assim e não pra fazer bruxarias, programas como Virtual Box e Virt-Manager são excessivos nesse tipo de propósito, sacou?

Parabéns pelo projeto, sempre uso pra ver a cara de alguma distro e testar funcionalidades!

4 curtidas

Opa!! É uma honra tê-lo em nosso fórum, @felipeborges.

A correção já foi feita no texto, peço perdão pela confusão.

Obrigado pelo toque e parabéns pelo projeto :grinning: :wave:t5:

6 curtidas

Eu que agradeço pela divulgação do projeto! :heart:

2 curtidas

Entendi. De fato, faz sentido para esses tutoriais!

Acho que as modificações do EFI pro GNOME 42 já vão ajudar bastante com isso.

2 curtidas