GNOME 50: Agora o Xorg acabou de vez!

Do fim completo do Xorg a ferramentas de acessibilidade e controle parental. O GNOME 50 é uma atualização superficialmente discreta, mas com algumas mudanças profundas.

5 curtidas

Acho que a partir do 46 já não tinha mais como trocar para x11, mas ainda tinha suporte para aplicativos.

2 curtidas

vai tarde. já deu o que tinha de dar há muito. que venha o futuro, com todos os seus desafios e possibilidades.

3 curtidas

Como alguém que tem os 3 hardwares em casa (Intel, AMD e Nvidia) sinto que é de fato a hora de deixar o Xorg (X11) “descansar”. Wayland já é prático, funcional e sólido no dia a dia. A não ser que a pessoa precise mexer com software exótico ou muito específico que só roda em x11 não há necessidade de usá-lo.

Bem, se você usa plugins de “Menu Global” e Softwares como o VMware e Virtualbox, precisaria do Xorg. Não consegui fazer essas coisas funcionarem bem no Wayland.

O Menu Global no KDE, apenas funciona em aplicativos do KDE ou em QT:

Sei que tem alguns bypass que fazem isso funcionar no Wayland, mas no Xorg isso simplesmente funciona, sem fazer nada adicional.

E já no Virtualbox e VMware, a máquina virtual não consegue capturar o teclado corretamente, fazendo que os atalhos sejam respondidos pelo Host, não pela VM

E utilizo esses dois, pois eles são simples de configurar e tem poucas dependências para instalar.

1 curtida

Estes são problemas importantes não solucionados ainda, acho que deveriam ainda esperar solucionar estes casos, mas querem acabar de qualquer jeito.

1 curtida