GNOME 49: um novo capítulo da interface mais popular do Linux (e o fim de uma era)

O GNOME 49 chegou com novos apps, melhorias e uma decisão histórica: o fim do suporte ao Xorg. Uma atualização que moderniza a interface mais popular do Linux — e levanta debates sobre o futuro do desktop livre.

2 curtidas

A dúvida que me veio, já veio algum Fork ou ainda não? Conhecendo a comunidade “GNU/Linux” rsrsrs, vamos ter algum projeto oriundo dos descontentes… e viva o “desktop livre”! Liberdade é isso.

GNOME já se reproduziu algumas vezes, Mate e Cinamon são os caçulas, Cosmic é a ovelha negra

1 curtida

Do Gnome 3 até onde sei o Cinnamon é o maior exemplo, mas não duvidaria surgir algo igual ou muito semelhante ao Gnome49; numa destas vem o “Gnome Libre” … quanto ao Cosmic, ser ovelha negra, tem seus prós e contras; de início mais contras mas depois se for bem executado, os frutos virão… não depender da politica do Gnome no futuro pode ser muito bom.

Mas como disse, assim que o Gnome 49 estiver na maioria das distribuições, alguém facilmente dará este suporte ao Xorg, não oficialmente, e depois sabiamente teremos algum fork para os mais puristas ou xiitas discutirem na Web todos os contras do Wayland e a política de empurrarem algo “que nunca estará pronto” nas palavras deles.

Gnome 49 não tinha reativado o X11 no GDM?

A aplicação que eu preciso está funcionando muito bem com a camada de compatibilidade Xwayland. Então não me frustrei com a mudança. Mas imagino a decepção de quem não teve uma experiência positiva.

1 curtida

na vida, tudo passa. até a uva!

4 curtidas

E tudo é passageiro, exceto o motorista do ônibus.

5 curtidas

Penso que essas mudanças são naturais e que chega um momento que precisam ser obrigatórias. Tal qual ocorreu em outros sistemas (como fim do suporte ao 32 bits em iphone e android), determinadas mudanças precisam ser impostas, senão somente atrasam a evolução do sistema.
Esse fim do suporte ao xorg deve impulsionar o suporte ao Wayland.
E quem quer permanecer usando o xorg pode usar cinnamon ou mate.

2 curtidas

Tal como o projeto KDE fez, o Fedora… infelizmente alguém tem que bater o martelo pra finalmente mudar, senão ficamos nesta de nunca estará suficientemente pronto ou nunca é o momento ideal para migração ou mudança. Além disso manter suporte a tudo, divide o já pequeno, as vezes minúsculo, time de desenvolvedores. Enxugar as vezes faz sentido e ajuda a melhorar as coisas.

E boa parte dos problemas com Wayland até onde sei vem muito da Nvidia, AMD e Intel acho que tá funcionando muito bem, salvo alguns pormenores. Meu hardware é de entrada, não vi melhoria de performance, bem como não notei piora, no Plasma 6 a migração para o Wayland foi muito tranquila pra mim… logo no início quando ainda tinha a sessão Xorg no Plasma, notava-se quando utilizava o Wayland pela lentidão de alguns aplicativos em executar, mas isso é culpa da camada de compatibilidade não do Wayland em si… LibreOffice mesmo era um parto pra abrir no Wayland, agora já tá aceitável.

3 curtidas

Quando usei o Wayland, com KDE, funcionou perfeitamente. Inclusive percebi que nele as animações e etc. eram melhores e mais bonitas.
Atualmente não uso por estar usando Mint Cinnamon.

3 curtidas

estou usando wayland há uns 1 ano aproximadamente e nem m lembro dele. p mim fazem muito reme-reme com o X11, como se fosse o fim do mundo. daki a pouco ngm presta mais atenção. vida q segue.

2 curtidas

ja foi liberado? quando chega para debian?

se vc usar kde ou gnome usa automaticamente