Gnome 49 chega recheado de (mais) novidades

O GNOME Shell é o coração da interface do GNOME, responsaǘel por gerenciar a área de trabalho, o painel superior, a lista de janelas e as notificações. Artigo publicado no Phoronix detalha as últimas atualizações no GNOME Shell e Mutter, antes do lançamento da versão estável 49.

Nesta versão 49rc (release candidate) ele apresenta transições visuais e abertura de menus mais suaves; corrije bug que impedia conexão a redes Wi-Fi mais seguras em em ambientes corporativos ou universitários.

Aprimora a forma como o GNOME lida com ícones de aplicativos mais antigos, aqueles que aparecem na barra de tarefas ou na bandeja do sistema; melhora a aparência das notificações de áudio e vídeo (por exemplo, de um Spotify ou YouTube) quando a tela está bloqueada.

Outra novidade importante, que levou um ano para ser implementada, adiciona um ícone no Gnome Shell para avisar quando o limite de carregamento da bateria foi atingido, prservando a vida útil da bateria de laptops.

Além disso tudo, não poderiam outras “melhorias gerais” que tornam o Gnome mais estável, como os bugs que faziam o sistema travar ou consumir muita memória RAM.

Gnome Mutter

É o compositor do GNOME, responsável por desenhar as janelas, as animações e o gerenciamento de tela. Ele trabalha em conjunto com o Wayland, e traz mudanças interessantes, como a adição de uma nova API D-Bus para programas externos calibrarem as cores dos monitores com mais precisão.

Melhora a qualidade da imagem em monitores de alta resolução, quando o usuário escolhe um escalonamento que não é número inteiro, como 125% ou 150%; uma atualização para o Wayland, melhorando a forma como o sistema lida com dispositivos de entrada (teclado, mouse, etc)…

Isso permite que o cursor do mouse se mova na taxa de atualização máxima, em monitores que suportam VRR (taxa de atualização variável), proporcionando uma experiência mais fluida. Também está presente uma nova biblioteca que carrega imagens de fundo de tela de forma mais eficiente.

A versão 49 RC conta também com uma melhoria visual que usa um espaço de cor mais amplo para misturar as cores, o que resulta em gradientes e cores mais suaves.

Mas a mlehor notícia de todas é que a versão 49 estável está prevista para 17 de setembro e deverá ser incluída nas próximas atualizações de sistemas operacionais, como Ubuntu 25.10 e Fedora Workstation 43. Isso significa que seus usuários terão acesso a todas as novidades.

E você, usa o Gnome? Qual recurso mais lhe atrai?

4 curtidas