Agora que o mundo Linux já se habituou com o GNOME 47, que tal se preparar para as novidades do GNOME 48? Veja tudo o que já sabemos sobre a próxima versão do ambiente gráfico!
Vamos esperar…
Ainda é cedo para saber ss implementações
Em 2022 ou 2023, estavam dizendo que nessa versão 48, não teria mais o X11, mas acho que mudaram de ideia.
Eu não testei, mas acho que xwayland no 47 não funciona mais…
Contudo não sei se desativaram o xorg por completo.
Só por curiosidade, o xwayland funcionava para que?
Para você habilitar o xorg no gdm.
Modo visual.
Como assim? O XWayland serve para você rodar, dentro de uma sessão Wayland, os programas que ainda dependem do X11. Dá para compilar o GNOME sem suporte a X11/XWayland, mas nenhuma distro faria isso.
Não sei.
Mas como você falou, ainda está funcionando.
Contudo no gdm, eu acho que foi desativado. Se for o pacote responsável por isso.
Se o X11 não está aparecendo no GDM, então o pacote do X11 foram removidos. Você está usando o Fedora 41, não é? Bem, você pode instalar os pacotes do X11 manualmente.
Você não está conseguindo iniciar uma sessão X11? Se for isso, ou você já está rodando o GNOME no X11 ou os pacotes do X11 não estão instalados.
Pelo que vi o X11 não está mais presente no Fedora. A partir do Fedora 41.
No Fedora 41 o X11 ainda pode ser instalado manualmente.
Sim. Mas não vem mais instalado por padrão. Isso deve ser feito posteriormente a instalação, coisa nova pra todos. Vai dar um pouco de confusão. Principalmente pra quem não gosta de ler as notas de lançamento.