GNOME 40? Me explica isso melhor...

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/09/gnome-40-me-explica-isso-melhor.html

Recentemente, o GNOME anunciou algumas mudanças quanto a numeração das versões. Entenda o porquê da decisão e o que irá mudar no projeto.

9 curtidas

Praticamente não muda em nada… Não seria mais facil de 3.X pasar a 4 ?! Pois é!

1 curtida

Mais fácil seria, porém se isso acontecesse ia remeter ao GTK 4, e a equipe não quer mais atrelar as versões do sistema as versões do GTK.

3 curtidas

Foi a melhor decisão antes o GNOME usava algo que era facilmente confundindo com o versionamento semântico (MMP):

Major.Minor.Patch

Onde o Major é atualizado quando o programa quebra a API ou se remove algo, Minor é quando se adiciona funcionalidades sem quebrar API e Patch são correções de bugs, só que o GNOME fazia o versionamento de forma aparentemente aleatória, o GTK e por extensão o Flatpak podiam seguir a mesma linha

1 curtida

Minha única pergunta é: Eles vão finalmente mudar a interface? Kkkk

2 curtidas

O Projeto GNOME segue uma proposta de manter sua acessibilidade e usabilidade, com um workflow inovador e produtivo. Não acho que eles mudariam radicalmente a interface para uma metáfora mais “tradicional” como um Plasma puro ou um Cinnamon da via.

Mudar a interface? “i don’t understand”. Perdi a prática com o inkscape, tô ficando véio, mas foi preguiça mesmo, poderia ter feito algo mais legalzinho, tenho fontes para isso.

gnomeshelldumm

5 curtidas

To ligado não digo nem mudar a interface para algo mais tradicional, o diferencial do Gnome é justamente ele ser diferentão mas acho que precisa evoluir, como mudou bastante do 2 pro 3 talvez veríamos alguma evolução na mesma proporção algo assim. O Ubuntu mesmo parece que está estacionado parece nada nunca muda faz anos, mas acho que também estão com essa filosofia de priorizar a estabilidade. Vamos que bicho que dá kkkk

Entendo muito bem, uso à vários anos. Quero que evolua para o próximo passo só isso, se for pra ficar exatamente como está não precisa sair da versão 3x, enfim.
h3rzc

1 curtida

Assisti ontem: Entrevista ao Georges Stavracas - Contribuidor do projeto GNOME - YouTube

Segundo Georges, que está lá “dentro”, ele não vê mais mudanças radicais no projeto e sim um desenvolvimento constante. Sem mais “pulos” ou grandes “saltos”. A visão é de um desenvolvimento contínuo.

Até por isso a mudança na numeração. De um número que indica “geração” (eu escolhi a palavra) para um número contínuo, como ocorre com um Google Chrome da vida.

1 curtida

Fica tranks que foi só brincadeira, na verdade o gnome-shell foi a interface do GNOME que teve mais alterações desde que foi lançada.
O modo de uso ainda é o mesmo, mudanças tiveram muitas mesmo.
A mudança no versionamento foi feita justamente para evitar essa ligação de ah, gtk 4.0 chegou então o GNOME vai mudar tudo, sem essa ligação os projetos tem tempo para trabalhar e melhorar a aplicação sem essa obrigação de portar para o gtk4.

1 curtida

@Allyson_Soares Olha lá tá vendo atenderam suas preces, vão mudar a interface sim, mas ainda nem faço ideia de como vai ficar, só compilei um prototipo inicial e nem vou postar screenshot para não criar discussão sem ter uma base sólida (o baby wogue publicou um vídeo e está em algum tópico aqui no fórum que não me lembro o nome agora).
Editado segue tópico:

Mas sim vão haver mudanças na interface, atualmente estou utilizando o 40.alpha2 que não possui esssas alterações.

Sempre quando aparecem coisas novas elas chegam quase que primeiro no grupo do Telegram, inclusive algumas MRs são postadas primeiro lá, sugiro que se tem interesse no gnome-shell dê um pulo lá quando puder.

Caso queira acompanhar o desenvolvimento basta baixar uma imagem do GNOME OS e rodar no Boxes, não recomendo instalação em máquina física por causa de possiveis problemas de hardware, a imagem nightly após instalada na VM receberá todas alterações que entrarem no master do gitlab.

GNOME OS Nightly executando no gnome-boxes no fedora rawhide que atualmente possui o 40.alpha, no meu caso estou utilizando o 40.alpha2 compilado via git.

2 curtidas