GNOME 40? Me explica isso melhor...

Confira o post completo no blog: GNOME 40? Me explica isso melhor... - Diolinux

Recentemente, o GNOME anunciou algumas mudanças quanto a numeração das versões. Entenda o porquê da decisão e o que irá mudar no projeto.

9 curtidas

Praticamente não muda em nada… Não seria mais facil de 3.X pasar a 4 ?! Pois é!

1 curtida

Mais fácil seria, porém se isso acontecesse ia remeter ao GTK 4, e a equipe não quer mais atrelar as versões do sistema as versões do GTK.

3 curtidas

Foi a melhor decisão antes o GNOME usava algo que era facilmente confundindo com o versionamento semântico (MMP):

Major.Minor.Patch

Onde o Major é atualizado quando o programa quebra a API ou se remove algo, Minor é quando se adiciona funcionalidades sem quebrar API e Patch são correções de bugs, só que o GNOME fazia o versionamento de forma aparentemente aleatória, o GTK e por extensão o Flatpak podiam seguir a mesma linha

1 curtida

Minha única pergunta é: Eles vão finalmente mudar a interface? Kkkk

2 curtidas

O Projeto GNOME segue uma proposta de manter sua acessibilidade e usabilidade, com um workflow inovador e produtivo. Não acho que eles mudariam radicalmente a interface para uma metáfora mais “tradicional” como um Plasma puro ou um Cinnamon da via.

Mudar a interface? “i don’t understand”. Perdi a prática com o inkscape, tô ficando véio, mas foi preguiça mesmo, poderia ter feito algo mais legalzinho, tenho fontes para isso.

gnomeshelldumm

5 curtidas

To ligado não digo nem mudar a interface para algo mais tradicional, o diferencial do Gnome é justamente ele ser diferentão mas acho que precisa evoluir, como mudou bastante do 2 pro 3 talvez veríamos alguma evolução na mesma proporção algo assim. O Ubuntu mesmo parece que está estacionado parece nada nunca muda faz anos, mas acho que também estão com essa filosofia de priorizar a estabilidade. Vamos que bicho que dá kkkk

Entendo muito bem, uso à vários anos. Quero que evolua para o próximo passo só isso, se for pra ficar exatamente como está não precisa sair da versão 3x, enfim.
h3rzc

1 curtida

Assisti ontem: Entrevista ao Georges Stavracas - Contribuidor do projeto GNOME - YouTube

Segundo Georges, que está lá “dentro”, ele não vê mais mudanças radicais no projeto e sim um desenvolvimento constante. Sem mais “pulos” ou grandes “saltos”. A visão é de um desenvolvimento contínuo.

Até por isso a mudança na numeração. De um número que indica “geração” (eu escolhi a palavra) para um número contínuo, como ocorre com um Google Chrome da vida.

1 curtida

Fica tranks que foi só brincadeira, na verdade o gnome-shell foi a interface do GNOME que teve mais alterações desde que foi lançada.
O modo de uso ainda é o mesmo, mudanças tiveram muitas mesmo.
A mudança no versionamento foi feita justamente para evitar essa ligação de ah, gtk 4.0 chegou então o GNOME vai mudar tudo, sem essa ligação os projetos tem tempo para trabalhar e melhorar a aplicação sem essa obrigação de portar para o gtk4.

1 curtida

@Allyson_Soares Olha lá tá vendo atenderam suas preces, vão mudar a interface sim, mas ainda nem faço ideia de como vai ficar, só compilei um prototipo inicial e nem vou postar screenshot para não criar discussão sem ter uma base sólida (o baby wogue publicou um vídeo e está em algum tópico aqui no fórum que não me lembro o nome agora).
Editado segue tópico:

Mas sim vão haver mudanças na interface, atualmente estou utilizando o 40.alpha2 que não possui esssas alterações.
https://blogs.gnome.org/shell-dev/2020/12/18/gnome-shell-ux-plans-for-gnome-40/

Sempre quando aparecem coisas novas elas chegam quase que primeiro no grupo do Telegram, inclusive algumas MRs são postadas primeiro lá, sugiro que se tem interesse no gnome-shell dê um pulo lá quando puder.

Caso queira acompanhar o desenvolvimento basta baixar uma imagem do GNOME OS e rodar no Boxes, não recomendo instalação em máquina física por causa de possiveis problemas de hardware, a imagem nightly após instalada na VM receberá todas alterações que entrarem no master do gitlab.

GNOME OS Nightly executando no gnome-boxes no fedora rawhide que atualmente possui o 40.alpha, no meu caso estou utilizando o 40.alpha2 compilado via git.

2 curtidas