GNOME 40 chegou ao Ubuntu 21.10

Após a decisão do Ubuntu de não trazer o GNOME 40 muitos usuários optaram por mudar de sistema para ter acesso a versão da interface, mas em breve isso não será mais preciso, já que a equipe de desenvolvimento do Ubuntu está trabalhando para lançar a nova versão da interface em sua versão 21.10, apelidada de “Impish Indri”.

Com um layout totalmente novo e uma nova maneira de trabalhar, o GNOME 40 fez bastante sucesso entre os usuários de Linux ao redor do mundo. Um dos principais questionamentos que nos tínhamos era quanto a mudanças visuais no Ubuntu, já que ele é bem diferente do GNOME atual.

Ao menos por enquanto, a única mudança que temos é a posição da barra que continua na esquerda da tela, diferente da versão 40 do GNOME. Os espaços de trabalho virtuais e o novo menu de aplicações foi abraçado pelo sistema.

Existem muitas inconsistências visuais que devem ser resolvidas até o lançamento da verão 21.10 do Ubuntu que deve contar com o GNOME 41.

Você pode acompanhar os avanços da equipe do Ubuntu com a interface GNOME 40 através de suas daily builds.

10 curtidas

Espero que eles não entreguem assim, porque está horrível. Esse painel lateral quebra completamente a coesão. Enfim, vamos esperar o produto final.

2 curtidas

Acho difícil não ter o painel lateral, é a cara do ubuntu a muito tempo, vc conhece simplesmente por essa barra lateral

2 curtidas

Parece que a identidade visual, marca da Canonical é mais importante que qualquer outra coisa…

Mas não me parece tão ruim quanto o Pop viu…

1 curtida

Ficou menos pior que imaginava, e melhor que o GNOME padrão.

Ainda deve mudar bastante. A princípio, não gostei da coesão, e creio que essa deve ser a opinião mais comum.

As modificações feitas pela System76 para o Pop!_OS, por exemplo, alcançaram um nível de coesão muito legal, fora as possibilidades de customização super amigáveis para o usuário, sem a necessidade de se instalar extensões à parte.

Creio que a Canonical poderá entregar algo com qualidade semelhante, seguindo a identidade visual do Ubuntu. Melhor esperarmos antes de qualquer julgamento.

1 curtida

Ainda estamos nos primeiros dias com a nova interface, isso vai mudar bastante, já que o Ubuntu 21.10 tem muito pra lapidar com o GNOME 41.

Acho que não vai mudar.

O que poderá ser feito é eles colocarem uma opção personalizada para deixar a barra na parte debaixo, na horizontal.

Se eles mudarem esse estilo, o Ubuntu não tem mais no que se diferenciar, em termos de “vitrine”. Quando eles querem apresentar o sistema, com essa barra lateral, todo mundo diz: é o Ubuntu.

Para modificarem isso, teriam que dar uma nova identidade à dock( na parte inferior) algo que seja bem diferente para deixar a “marca” deles.

Já existe uma opção para mudar a dock de lugar nas versões anteriores do Ubuntu, creio que não deve ter muito trabalho ao fazê-lo no Gnome 40/41.

Também não acredito que mudem a dock de lugar por questão de identidade.

Cara… essa barra lateral é triste. Era pra ser possível escolher. A barra na parte inferior e centralizada parece ser mais intuitiva.

2 curtidas

Mas não é o padrão “Ubuntu” que os usuários costumam lembrar desde os anos de Unity… E não acho barra inferior melhor não, a não ser que seja uma dock da vida, centralizada; mas aí é muito padrão macOS.

A Canonical deveria manter a versão pura do Gnome, se preocupar apenas com outras funcionalidades que a distro oferece.

PS: Deixe a interface do unity descansar em paz. :rofl:

Ubuntu 21.10 provavelmente virá com GNOME 40 e não o 41.

Enquanto o Ubuntu normalmente vem com a versão de desktop GNOME mais recente emitida pouco antes do tempo de lançamento, com o Ubuntu 21.04 eles se mantiveram no GNOME 3.38 em vez de passar para o GNOME 40. Nos pacotes de desenvolvimento do Ubuntu 21.10, eles migraram para o GNOME 40, mas agora parece que eles farão isso e não avançarão para o GNOME 41 por agora. O GNOME 41 será lançado em setembro (como de costume) como a última atualização para este ano. Especialmente estando um ciclo à frente de um lançamento LTS, normalmente o desktop do Ubuntu estaria na última e melhor versão do GNOME no momento, mas não parece que será o caso do Ubuntu 21.10.

Quando perguntado sobre a versão GNOME para Ubuntu 21.10, Sebastien Bacher da Canonical escreveu esta manhã:

Idealmente, teríamos atualizado para o 41, mas o congelamento de recursos é hoje e realmente não tínhamos os recursos disponíveis para a atualização. Se você deseja atualizar alguns componentes, faça, caso contrário, ainda podemos solicitar exceções para atualizações selecionadas.

Portanto, devido à falta de alguns recursos neste ciclo, parece que o GNOME 40 será o próximo lançamento do Ubuntu, mas com a possibilidade de alguns componentes individuais do GNOME 41 serem adicionados. O GNOME 41 está atualmente em um estado beta, mas o candidato a lançamento chegará no início de setembro, enquanto o lançamento oficial do GNOME 41 está planejado para 22 de setembro. O ciclo do GNOME 41 tem sido relativamente silencioso, sem muitas mudanças grandes, mas com alguns itens que valem a pena mencionar, como libadwaita.

3 curtidas