GNOME 40 chegou ao Ubuntu 21.10

Após a decisão do Ubuntu de não trazer o GNOME 40 muitos usuários optaram por mudar de sistema para ter acesso a versão da interface, mas em breve isso não será mais preciso, já que a equipe de desenvolvimento do Ubuntu está trabalhando para lançar a nova versão da interface em sua versão 21.10, apelidada de “Impish Indri”.

Com um layout totalmente novo e uma nova maneira de trabalhar, o GNOME 40 fez bastante sucesso entre os usuários de Linux ao redor do mundo. Um dos principais questionamentos que nos tínhamos era quanto a mudanças visuais no Ubuntu, já que ele é bem diferente do GNOME atual.

Ao menos por enquanto, a única mudança que temos é a posição da barra que continua na esquerda da tela, diferente da versão 40 do GNOME. Os espaços de trabalho virtuais e o novo menu de aplicações foi abraçado pelo sistema.

Existem muitas inconsistências visuais que devem ser resolvidas até o lançamento da verão 21.10 do Ubuntu que deve contar com o GNOME 41.

Você pode acompanhar os avanços da equipe do Ubuntu com a interface GNOME 40 através de suas daily builds.

6 Curtidas

Espero que eles não entreguem assim, porque está horrível. Esse painel lateral quebra completamente a coesão. Enfim, vamos esperar o produto final.

2 Curtidas

Acho difícil não ter o painel lateral, é a cara do ubuntu a muito tempo, vc conhece simplesmente por essa barra lateral

1 Curtida

Parece que a identidade visual, marca da Canonical é mais importante que qualquer outra coisa…

Mas não me parece tão ruim quanto o Pop viu…

1 Curtida

Ficou menos pior que imaginava, e melhor que o GNOME padrão.

Ainda deve mudar bastante. A princípio, não gostei da coesão, e creio que essa deve ser a opinião mais comum.

As modificações feitas pela System76 para o Pop!_OS, por exemplo, alcançaram um nível de coesão muito legal, fora as possibilidades de customização super amigáveis para o usuário, sem a necessidade de se instalar extensões à parte.

Creio que a Canonical poderá entregar algo com qualidade semelhante, seguindo a identidade visual do Ubuntu. Melhor esperarmos antes de qualquer julgamento.

1 Curtida

Ainda estamos nos primeiros dias com a nova interface, isso vai mudar bastante, já que o Ubuntu 21.10 tem muito pra lapidar com o GNOME 41.

Acho que não vai mudar.

O que poderá ser feito é eles colocarem uma opção personalizada para deixar a barra na parte debaixo, na horizontal.

Se eles mudarem esse estilo, o Ubuntu não tem mais no que se diferenciar, em termos de “vitrine”. Quando eles querem apresentar o sistema, com essa barra lateral, todo mundo diz: é o Ubuntu.

Para modificarem isso, teriam que dar uma nova identidade à dock( na parte inferior) algo que seja bem diferente para deixar a “marca” deles.

Já existe uma opção para mudar a dock de lugar nas versões anteriores do Ubuntu, creio que não deve ter muito trabalho ao fazê-lo no Gnome 40/41.

Também não acredito que mudem a dock de lugar por questão de identidade.