Gmail vai descontinuar a importação de e-mails via POP. E agora?

Hoje resolvi voltar a usar o Gmail como meu cliente de e-mail principal e acabei encontrando este aviso da própria Google:

Pelo que entendi, o Gmail vai deixar de buscar novas mensagens de outras contas usando a opção “Consultar o correio de outras contas (POP)”.

Confesso que fiquei bem decepcionado, porque esse era justamente o recurso que fazia o Gmail funcionar como um cliente de e-mail online.

Tenho vários endereços em domínios próprios e gostava de centralizar tudo em um único lugar, sem precisar instalar um cliente de desktop, configurar outro aplicativo no celular ou acessar vários webmails diferentes.

Pelo que vi, a Google recomenda usar IMAP ou encaminhamento automático, mas fiquei com algumas dúvidas:

• Quem também usava esse recurso, o que pretende fazer agora?
  • Existe alguma alternativa que funcione da mesma forma, centralizando várias contas em uma única caixa de entrada?
  • Há algum serviço semelhante ao antigo funcionamento do Gmail?
  • Vocês pretendem migrar para outro cliente de e-mail, usar encaminhamento automático ou existe alguma solução melhor?

Gostaria de conhecer as alternativas que vocês estão adotando, porque, para mim, essa mudança elimina justamente o principal motivo de usar o Gmail como cliente de e-mail.

Eu sofri com isso e agora o que faço é o outro e-mail encaminha as mensagens para o Gmail. Sinceramente funcionou melhor do que importando via POP

O Gmail no android é mais ou menos. Tem muita propaganda.

Sim, é uma alternativa. Mas desse jeito não consigo enviar e-mails em nome de outras contas.

Isso dá para continuar usando normalmente, só configurar para “enviar e-mail como”:

Será? Imagino que, se retirarem o recurso de baixar e-mails de outras contas, o de enviar por outras contas também deve ser retirado.

fala @tihhgoncalves , “ninguém” mais usa pop, o imap substituiu o pop com louvor, muito mais inteligente e mais rápido. além de ter conceitos de backup na sua aplicação.

encaminhamento de e-mail vai te ajudar muito mais e é nativo do gmail.

sugiro que você teste bastante as opções em configurações avançadas do gmail, tem mais ferramentas do que você imagina. vai te servir como uma luva.

gmail segue sendo o melhor serviço de email gratuito. já testei todas que você imaginar.

Concordo com você que o POP hoje nem faz mais muito sentido. Porém, era forma que dava pra usar no Gmail tendo ele como uma especie de “Cliente de E-mail” e pra isso ele usava o recurso de POP.

Ou seja, tirando esse recurso, não conseguirei mais ler e responder meus e-mails de outros domínios nele. Concorda?

peloqueuli na www, o POP é um protocolo antigo, ultrapassado e inseguro. acho que é a evolução natural. vida que segue

Sim e não.

Concordo que o POP é um protocolo ultrapassado e que hoje não faz mais sentido mantê-lo. Ele foi muito importante na época das conexões lentas (que tu deixava baixando os e-mails a noite toda para conseguir ler só no dia seguinte).

Mas esse não é exatamente o problema. A questão não é o fim do suporte ao POP em si, mas o fato de não ser mais possível conectar contas externas e utilizar o serviço como uma espécie de cliente de e-mail.