Gmail Home for Work

Ontem a noite, foi vazada uma imagem do Gmail, onde o Meet, Chat e Docs estavam lado a lado. o Google anunciou oficialmente sua visão de ter o Gmail como um “lar para o trabalho” e o G Suite.

Praticamente, o Google está “integrando as principais ferramentas, e aprimorando-as juntas, para que você possa ficar mais atualizado sobre as coisas, de qualquer lugar”.

Os aplicativos que entram no Gmail incluem Meet, Chat, Drive, Documentos / Planilhas / Apresentações e Tarefas. A funcionalidade individual permanece inalterada a partir de hoje, com a grande exceção do Rooms, que agora está sendo elevada a um concorrente Slack adequado.

O Google está “tornando o Rooms uma solução ainda melhor para projetos de longo prazo”, com acesso lado a lado a bate-papo compartilhado, arquivos do Drive e tarefas, que agora podem ser atribuídos a colegas. A maior mudança é poder editar um documento em grupo sem sair do aplicativo Web do Gmail.

No momento, esse “espaço de trabalho integrado” é apenas para clientes e administradores do G Suite, que podem se inscrever agora para acesso antecipado ao novo Gmail nas próximas semanas. Maior disponibilidade corporativa é esperada para este ano. O Google ainda está pensando em como reduzir isso para contas gratuitas. A empresa anunciou que em breve veremos uma guia “Meet” no Gmail para Android e iOS.

O que você achou dessa novidade? Deixe pra gente nos comentários e confira nosso Feed RSS para não perder nada! Até a próxima notícia dica ou tutorial!

2 curtidas

Fiquei bem animado vendos as prints, principalmente da versão mobile! Caso, a interface seja bem trabalhado e pouco “cluttered”, vai ser muito satisfatório pro meu lado minimalista.

1 curtida

O Google Chat e o Meet já estão no Gmail, assim como a barra na direita com Google Keep, Agenda e Tarefas.
Eu só uso a interface web do Gmail (não gosto de clients de mail). Me acostumei com o workflow do Gmail e me sinto muito produtivo, usando as “estrelas” para definir prioridades, urgências ou pendências. Além de poder “adiar” mensagens para lê-las depois, programar envios, criptografar ou setar expiração de mensagens enviadas, etc.
Quanto aos outros produtos, costumo “fixar” as abas no Chrome, como na figura abaixo. Assim, fica tudo à mão: Mail, Agenda, Chat, Currents e Google Drive, com docs, planilhas, etc.
O Meet e o Chat já estão no Gmail, mas eu desativo o Chat no Gmail, pois toma muito espaço vertical na barra da esquerda.

InkedScreenshot_1_LI

2 curtidas

Realmente.

Mas pelo o que entendi, essas ferramentas agem como extensões e em certos momentos levam até outras páginas.

A ideia agora é integrar os serviços de maneira a tratar eles como “meras” features do Gmail.

Acho isso vai ser bastante importante pra os desenvolvedores fazeram um trabalho diferenciado nas ferramentas, assim como mudar a forma como as usamos.

O que mais me interessa é o design do app no mobile, assim como uma maior facilidade e uma utilização com menos fricção.

1 curtida

Já gostei da novidade, uma plataforma mais integrada para trabalho dá uma nova cara pro serviço.

1 curtida