Com várias pessoas testando algo diferente durante essa quarentena, resolvi montar este glossário/dicionário de termos usados comumente por nós, porém que aos olhos de um iniciante parecem apenas um teste de reCaptcha
Sinta-se livre para colaborar e adicionar novos termos.
- Linux
Linux é um termo geralmente usado para se referir a um “sistema operacional”. Porém, na verdade, o Linux é apenas um pedaço do sistema operacional. Linux é um Kernel, um “programa” que fica por baixo do SO e manda os sinais do hardware ao software. É ele que faz com que, por exemplo, ao apertar a barra de espaço no teclado, o sistema operacional entenda que você quer inserir um espaço.
- Distribuição ou Distro
As distribuições ou “distros” Linux são os sistemas operacionais que usam o kernel Linux. Cada nome diferente para sistema operacional, como Ubuntu, Fedora, Arch, openSuSE são nomes de distribuições diferentes. Cada uma pode ter um ou mais DEs padrões.
- Desktop Environment ou DE
Desktop Environment significa “Ambiente de Trabalho”. Ou seja, é a interface ou aparência do seu sistema operacional. É comum que ao começar a testar distribuições Linux você se depare com termos como GNOME, XFCE, LXQt, KDE Plasma e etc. Estes nomes se referem às diferentes interfaces e visuais diferentes para o sistema operacional baseado em Linux, cada um com um visual único e suas particularidades, como ser mais customizável ou mais leve que outros.
- Rolling-release e point-release
Termos comuns ao se recomendar uma distro, estes se referem ao modelo de aplicação de atualizações da distribuição. Point-release é um tipo de aplicação de atualização onde o lançamento é versionado. Ou seja, o SO tem várias versões, como o Ubuntu 19.10, 20.04, 20.10, etc. Os programas são sempre atualizados em suas versões estáveis e testadas, porém atualizações maiores como kernel, DE e programas “core” do sistema só são atualizados na próxima versão do SO.
Rolling-release é um tipo de aplicação de atualização onde o lançamento é contínuo, ou seja, não há divisão de atualizações por versão. Tudo é atualizado continuamente, incluindo DE, kernel e todos os programas. Não necessariamente traz os programas mais recentes. Isso se chama bleeding-edge.
- Bleeding-edge
Bleeding-edge é um termo usado para designar alguma distribuição que libera os pacotes sempre mais recentes. Drivers, kernel, DE, tudo o que tiver uma versão estável nova estará disponível em algumas horas nas atualizações, sem a espera pelo teste de estabilidade do pacote.