Glossário do Mundo Linux

Com várias pessoas testando algo diferente durante essa quarentena, resolvi montar este glossário/dicionário de termos usados comumente por nós, porém que aos olhos de um iniciante parecem apenas um teste de reCaptcha :joy:

Sinta-se livre para colaborar e adicionar novos termos.


  • Linux

Linux é um termo geralmente usado para se referir a um “sistema operacional”. Porém, na verdade, o Linux é apenas um pedaço do sistema operacional. Linux é um Kernel, um “programa” que fica por baixo do SO e manda os sinais do hardware ao software. É ele que faz com que, por exemplo, ao apertar a barra de espaço no teclado, o sistema operacional entenda que você quer inserir um espaço.


  • Distribuição ou Distro

As distribuições ou “distros” Linux são os sistemas operacionais que usam o kernel Linux. Cada nome diferente para sistema operacional, como Ubuntu, Fedora, Arch, openSuSE são nomes de distribuições diferentes. Cada uma pode ter um ou mais DEs padrões.


  • Desktop Environment ou DE

Desktop Environment significa “Ambiente de Trabalho”. Ou seja, é a interface ou aparência do seu sistema operacional. É comum que ao começar a testar distribuições Linux você se depare com termos como GNOME, XFCE, LXQt, KDE Plasma e etc. Estes nomes se referem às diferentes interfaces e visuais diferentes para o sistema operacional baseado em Linux, cada um com um visual único e suas particularidades, como ser mais customizável ou mais leve que outros.


  • Rolling-release e point-release

Termos comuns ao se recomendar uma distro, estes se referem ao modelo de aplicação de atualizações da distribuição. Point-release é um tipo de aplicação de atualização onde o lançamento é versionado. Ou seja, o SO tem várias versões, como o Ubuntu 19.10, 20.04, 20.10, etc. Os programas são sempre atualizados em suas versões estáveis e testadas, porém atualizações maiores como kernel, DE e programas “core” do sistema só são atualizados na próxima versão do SO.

Rolling-release é um tipo de aplicação de atualização onde o lançamento é contínuo, ou seja, não há divisão de atualizações por versão. Tudo é atualizado continuamente, incluindo DE, kernel e todos os programas. Não necessariamente traz os programas mais recentes. Isso se chama bleeding-edge.


  • Bleeding-edge

Bleeding-edge é um termo usado para designar alguma distribuição que libera os pacotes sempre mais recentes. Drivers, kernel, DE, tudo o que tiver uma versão estável nova estará disponível em algumas horas nas atualizações, sem a espera pelo teste de estabilidade do pacote.

11 Curtidas
  • AppImage

Significa Imagem de Aplicativo, é um padrão para empacotamento de apps, se aproxima dos .apk do Android só que não precisam ser instalados. É atualmente o padrão do universo Linux, o que significa que se você for instalar um app de fora da loja de apps da distro você provavelmente vai encontrar o app nesse formato


  • Terminal

Ferramenta extremamente poderosa (e por isso deve ser executada apenas por pessoas que sabem o que está fazendo) que pode ajudar a realizar modificações no sistema e automatizar tarefas, geralmente usada junto com shell scripts


  • Shell Script

Classe de linguagens de programação que são interpretadas e geralmente executadas dentro do terminal, atualmente se tem o Bash Script, C Shell Script e Fish Script


  • Pacotes

Arquivos que contém outros arquivos dentro, um exemplo é o .zip, podem conter apps, documentação, bibliotecas, ícones, temas, músicas, imagens… enfim, qualquer coisa, eles podem ou não ter dependências


  • Metapacotes

É um pacote que referência outros pacotes, metapacotes não trazem arquivos, apenas são dependentes de outros pacotes


  • Dependência

É quando um pacote precisa de outro pra funcionar, por exemplo, o pacote A depende do pacote B, assim sendo o Pacote B é dependência do pacote A


  • Repositório

É um local onde pacotes são armazenados e indexados para serem usados pelo sistema operacional


  • Gestor de pacotes

É um software, que faz a gestão de pacotes, adicionando, removendo pacotes e resolvendo suas dependências

9 Curtidas

WIndow Manager(WM)
Um gerenciador de janelas(WM) é um software de sistema que controla o posicionamento e a aparência das janelas em um sistema de janelas em uma interface gráfica de usuário (GUI). Ele pode fazer parte de um ambiente de área de trabalho (DE) ou ser usado de forma independente.

Fonte

Windows Manager - ArchWiki

3 Curtidas

Por favor, peço que tenham certeza do que estão falando aqui, este glossário tem o objetivo de ajudar os iniciantes com os termos “complicados” do mundo Linux, então gostaria que não houvessem suposições ou conclusões precipitadas sobre o significado de algo.

2 Curtidas