Globo usando Windows pirata em rede nacional

Neste sábado (22), durante um dos programas mais populares da Globo (Big Brother Brasil), foi utilizado para uma apresentação um computador com Windows não ativado (considerado pirataria pela licença), e causou uma grande repercussão no Twitter.

Tweets

image

image

image

Eu realmente não acho que a Microsoft se importa com usuários domésticos pirateando seus softwares, porém, como já aconteceu com várias empresas, sabemos que estas sim podem sofrer consequências (como uma universidade no RJ que teve de leiloar seu prédio para pagar a multa).

O que vocês acham do caso?

3 curtidas

Existem vários fatores que podem fazer um computador com licença oficial ser desativado, inclusive a troca de componentes importantes.

Em grandes empresas é comum que seja utilizado um esquema de imagens pré-configuradas de acordo com os padrões da casa e essas imagens precisam ser ativadas posteriormente, quando o computador for colocado em uso.

A máquina estar sem ativação porque não houve tempo suficiente para validar antes da gravação é até normal, só não é viável deixar dessa forma indefinidamente.

Vendo algumas das reações, me parece que são principalmente galhofa e desconhecimento de como empresas com centenas de máquinas operam.

:vulcan_salute:

9 curtidas

Olha, eu já vi entrevista na GloboNews usando Windows 7… nada mais me surpreende

(e sim, eles usam OBS)

1 curtida

Não lembro o tópico que isso foi abordado, creio que no “E se o Windows ficasse gratuito”, estávamos debatendo e alguém falou que uma empresa usar o Windows desativado não é um problema, pois geralmente não possuem um servidor KMS e, para ativar uma penca de máquina na mão, não compensa (claro, eles tem a NF da compra)

1 curtida

No longo prazo a máquina sempre terá que ser ativada, mas para pequenos períodos de uso, às vezes simplesmente não dá tempo. Quando trabalhei com suporte, cansei de receber ligações do tipo “mudamos o setor tal para tal prédio leva 5 máquinas para lá agora.”

Geralmente nossa pressa era em deixar o departamento funcionando, a licença podia ser ativada remotamente depois de diversas formas.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Bem, eu achava que Windows pirata é aquele que você crackeia, não necessariamente usar sem ativar, até porque ele não deveria parar de funcionar quando expirado o período de teste?

Isso não é mais assim há muito anos, “pirata” pode ser simplificado como qualquer coisa que está sendo usada em desacordo com o licenciamento. Mesmo software livre/aberto podem ser “pirateados”, só olhar para o caso da StreamLabs x OBS Studio.

:vulcan_salute:

3 curtidas

vim aqui para comentar isso, obrigado @eddiecsilva como sempre preciso no comentário.

2 curtidas