Glaxnimate 0.5.4 permite animações mais naturais e ganha versão para celular

Glaxnimate 0.5.4 permite animações mais naturais e ganha versão para celular

Para quem produz animações no Linux, a nova edição do Glaxnimate oferece novas opções para criações mais naturais e rápidas, num software gratuito com código aberto. Uma das principais novidades é que agora é possível orientar a rotação objetos automaticamente conforme seu movimento, além disso, com a opção “Overshot Keyframe”, podemos estabelecer parâmetros para os elementos ultrapassarem de forma controlada os limites de movimentação.

O trabalho agora fica mais organizado graças a uma mudança estrutural sobre como as composições trabalham. Todas compartilham os mesmos atributos e conteúdos, em uma composição principal que dita o comportamento das demais, corrigindo inconsistências causadas pela distinção. Temos um novo atalho, pressionando “Ctrl”, conseguimos posicionar a seleção com mais precisão.

Agora você também pode importar arquivos .aep do Adobe After Effects, apesar de nem todos os elementos ainda serem suportados, a maioria das animações deverá funcionar. Ao importar arquivos SVG estáticos, o arquivo usará a mesma duração de tempo da composição atual, enquanto o SVG animado é importado com mais fidelidade. Arquivos importados no formato Lottie ganharam suporte a camadas auto-orientadas e gradientes radiais.

O fluxo de abertura e salvamento de arquivos recebeu atenção, a pasta escolhida para salvar um arquivo tornou-se a opção padrão durante a exportação e backup automático, também podemos importar arquivos diretamente da web, sem a necessidade de salvar localmente. Enquanto isso, a renderização também recebeu correções para o resultado ficar totalmente fiel ao trabalho do criador.

Por fim, o Glaxnimate ganhou um aplicativo Android compatível com aparelhos 64-bit. Ainda em estágio experimental, a versão móvel não apresenta todos os recursos, nem possui interface tão polida quanto no computador, mas já dá para continuar seu trabalho em qualquer lugar.

1 curtida