GitHub lançou o Secure Open Source Fund para melhorar a segurança do código aberto

O GitHub Secure Open Source Fund representa um avanço significativo no apoio à segurança do código aberto, ao reconhecer que sua segurança é um problema complexo e requer solução colaborativa.

O montante destinado ao programa é de $1,25 milhão a serem investidos em 125 projetos, que podem se inscrever até às 23:59h de 07 de janeiro de 2025.

O programa durará três semanas e fornecerá aos participantes, educação em segurança, orientação, ferramentas, certificação e muito mais.

Investindo em segurança, o fundo reduz vulnerabilidades e protege os usuários de software aberto, contribuindo para sua sustentabilidade e fortalecendo a comunidade de desenvolvedores.

Pontos-chave do programa

O fundo oferece recursos financeiros para que os mantenedores de projetos possam dedicar mais tempo à segurança.

Além do dinheiro, o programa proporciona aos desenvolvedores conhecimento e ferramentas para melhorar a segurança de seus projetos.

O fundo deseja criar uma rede de desenvolvedores e empresas com um interesse comum em segurança de código aberto.

Ao fomentar a colaboração e o compartilhamento de conhecimento, o fundo estimula a inovação em segurança de software.

Impacto esperado

O GitHub Secure Open Source Fund tem o potencial de transformar a forma como a comunidade de código aberto aborda a segurança.

O programa quer aumentar a confiança dos usuários em software de código aberto, incentivar mais empresas a investir em código aberto e fortalecer a reputação do código aberto como uma tecnologia segura e confiável.

Sobre a importância do programa

O GitHub e empresas participantes reconhecem a importância do código aberto, não só para seus negócios, como para a economia digital.

É com preocupação que pesquisas realizadas recentemente demonstraram que, apesar do investimento de bilhões de dólares em código aberto, a segurança dos aplicativos estejacem segundo plano.

Com esse quadro em mente, o objetivo é melhorar a segurança dos projetos, construindo uma mentalidade de segurança nos mantenedores de código aberto.

Na fala do próprio GitHub, “a comunidade poderá se beneficiar com a redução do risco de segurança, visibilidade e insights sobre o status de segurança do projeto…”

Fonte: links nobtexto

2 curtidas