Estou começando a mexer neste mundo de Git/github e estou tentando fazer a integração com o VScode mas não estou conseguindo fazer a integração, já olhei vários tutorias mas não consegui fazer e a maioria é para windows.
Para integrar basta ser uma pasta do git, clone seu projeto do GitHub e abra a pasta no VSCode, do lado esquerdo terá um ícone para gerenciar os commits.
Uma boa prática também é criar e configurar uma chave SSH, para tanto facilitar o acesso quanto para aumentar a segurança. Outro benefício é não ter que colocar a nome do usuário e senha a cada vez que for fazer um pull/fetch/commit/…
Para isso faça o seguinte:
Crie uma chave SSH com o comando: $ sh-keygen -t rsa -b 4096 -C "seu_email@exemplo.com"
Isso vai gerar dois arquivos no diretórios “${HOME}/.ssh”. Um chamado id_rsa, que é a chave privada e não deve ser compartilhada por nada. O outro é id_rsa.pub, que é a chave pública a qual deve ser usada para configurar o Github e outros serviços SSH.
A primeira pergunta será o local onde a chave será salva. Simplesmente dê enter para manter o padrão.
Depois você deve entrar com uma senha para a chave, dua vezes (digita a senha, dê enter, digita de novo e dê enter). Essa senha que deverá ser usada a cada vez que você for executar um commit, por exemplo. A senha pode ser em branco (vazia) mas não é recomendado.
Adicionar a chave pública no Github:
Faça login no Github e entre nesse link: Sign in to GitHub · GitHub
Copia todo o conteúdo do arquivo da chave pública (id_rsa.pub) e cole no campo Key. No campo Title coloque um nome que identifique o computador em que a chave está. Depois clique em Add SSH Key.
Pronto! Agora você pode clonar os repositórios usando o protocolo SSH. Ex.: git clone git@github.com:GNOME/gimp.git , no lugar de git clone https://github.com/GNOME/gimp.git
Outra coisa importante é que antes de fazer qualquer commit é preciso configurar o Git com o seu nome e seu email, para isso use os dois comandos a seguir: $ git config --global user.email "seu_email@exemplo.com" $ git config --global user.name "Seu Nome Completo"
Depois disso é só usar a aba do Git no VSCode, ou qualquer outro programa como por exemplo o Atom. Não vai depender mais do SO que você está usando, então pode procurar por qualquer tutorial. Lembre-se de sempre fazer o Fetch/Pull antes de começar a mexer no código, para puxar as atualizações do repositório. Na primeira vez que for executar esses comandos (fetch/pull/commit/…) o programa vai perguntar a senha que você usou para criar a chave.
Ah sim, se você está criando um projeto novo é preciso primeiro criar o repositório no Github.
Aqui tem uma documentação que pode ajudar, mas que tem uns trechos em inglês. Se você conseguir ler é uma boa (GitHub Support).
Se não, vamos à uma versão simplificada:
Criar um repositório na página: Sign in to GitHub · GitHub
O nome do repositório (Repository Name) não deve conter espaços e normalmente é tudo em letras minúsculas. Esse nome também é usado como o nome do diretório ao se fazer o clone do projeto. A descrição (description) é opcional. “Public” irá criar um repositório público, que todos pode ver, e “Private” só você e os colaboradores que você cadastrar podem ver. A opção “Initialize this repository with a README” serve para criar o projeto já com um arquivo README, depois basta clonar e adicionar os demais arquivos. Deixe desmarcado para inicializar com os arquivos que você já criou. O “.gitignore” e “licence” pode ignorar por enquanto.
Depois clique em “Create repository”.
Adicionar os primeiros arquivos ao projeto.
Siga os comandos que aparecerão na seção “… or create a new repository on the command line”. Abra um terminal, navegue até o diretório (no seu caso: cd ~/Documentos/MeusProjetos), e depois execute os comandos na ordem em que aparecem.
Com isso você terá feito o seu primeiro commit e o programa automaticamente identificará que o diretório contém um repositório Git e identificar as modificações.
O diretório em que você está criando os arquivos foi criado com o git clone ou você iniciou o repositório nesse diretório?
Quando o diretório contém um repositório Git vai existir um diretório oculto chamado “.git”. Para verificar se ele existe pode usar o Navegador de Arquivo - ativando a exibição de arquivos ocultos (dica: “Ctrl H”) - ou pelo terminal, executando o comando ls -la dentro do diretório. Esse diretório contém todas as configurações do repositório, o cache e as mensagens dos commit, os logs, …
Se ainda não existe, a solução mais simples é clonar o repositório e depois copiar os arquivos que você já criou para esse novo diretório que será criado pelo Git (que será chamado de “player”, no seu caso). Para isso. basta clonar o rep. com : git clone git@github.com:rickybraz/player.git, e depois copiar os arquivos do modo que você preferir.
Aproveitando sua resposta, como faço pra “reaproveitar” minhas chaves em outra formatação ? Por exemplo, eu formato minha maquina mas queria usar as mesmas chaves porque ja estão vinculadas com o github, como que faz isso ?
Basta fazer o backup dos arquivos das chaves, normalmente “~/.ssh/id_rsa” e “~/.ssh/id_rsa.pub”, e copiá-los para o diretório “~/.ssh” na nova instalação.
Pode ser que nesse processo as permissões dos arquivos das chaves sejam alteradas, e isso é importante para o bom funcionamento. Então, após copiar os arquivos para a nova instalação, execute os comandos: $ chmod 600 ~/.ssh/id_rsa $ chmod 644 ~/.ssh/id_rsa.pub
Fetch: Verificam se há alterações no repositório, mas não faz o download das mesmas.
Pull: Faz o download das alterações
Commit: Salva as alterações locais que você fez, mas não envia as mesmas para o servidor.
Push: Envia as alterações locais salvas (commits) para o servidor.
Então para você enviar as suas alterações, pelo terminal, os comandos que devem ser usados, em ordem, são git commit -a (o “-a” é para salvar as alterações de todos arquivos) e depios git push.
Para baixar as alterações, os comandos são: git fetch e depois git pull . Ou apenas git pull.
Dentro dos programas (VSCode, Atom, …) existem botões que executam esses comandos sem precisar digitá-los.
Eu recomendo que você dê uma lida na documentação oficial do Git (Git - Book), e esse tutorial pode te ajudar a usar o Git no VSCode.
E apenas como observação: Sempre evite adicionar repositórios PPA sem necessidade. O pacote git está presente em todos os repositórios oficiais das principais distros.
Edit:
Você verificou se existe o diretório “.git” dentro desse diretório em que você está trabalhando (~/Documentos/MeusProjetos) ?
Como o seu projeto é público, clonei ele aqui na minha máquina para exemplificar.
Perceba que o diretório “.git” existe e o arquivo “.git/config” tem as informações do seu repositório. A modificação que eu fiz aparece com uma marcação em verde no lado esquerdo, indicando que eu adicionei aquelas linhas. E na aba do Git aparece o número “1”, pois eu modifiquei 1 arquivo.
Isso é o que deve aparecer em um diretório que contém um projeto Git.
E pode deixar que eu não vou fazer o commit/push. hahaha
@Rickybraz, agora que eu percebi que o diretório em que você está contém o diretório do repositório “player”, e que o VSC já está identificando-o como um repositório.
Me desculpa pela confusão! No momento em que escrevia as respostas tava com outras coisas na cabeça, e acabei não prestando a devida atenção às imagens.
Bom, nesse caso o problema é completamente outro. Desconsidere as minhas respostas anteriores. Vou deixá-las ai apenas para se alguém precisar no futuro.
Você consegue dar o Pull pelo terminal? O firewall tá ativado, e se sim, em qual modo? Qual o resultado do comando git remote -v?
Radicalizarei e funcionou… hehehe apaguei usei o time shift que retornou para antes do processo e deletei todos os arquivos ocultos e fiz os comandos abaixo e ai funcionou:
Este é um tutorial para integrar o Git/Github com o VScode no linux.