GitHub Copilot dá prejuízo à Microsoft

Para além das polêmicas sobre a disrupção trazida pelas novas ferramentas de inteligência artificial generativa, esta nova tecnologia possui particularidades que desafiam o mercado de softwares. Enquanto o custo da maioria dos programas é diluído com a comercialização, toda demanda de um usuário dessas inteligências artificiais gera um custo de processamento em algum servidor, comprometendo a escalabilidade.

Sendo assim, diversas empresas vêm adotando estratégias para economizar ou cobrar um valor adequado. Google e Amazon já estão desenvolvendo seus próprios chips para gastar menos com infraestrutura, caminho que a OpenAI cogita seguir, num momento em que perde US$ 0,04 por solicitação. Por outro lado, a prática de cobrar por uso ganha espaço.

A Microsoft, uma das maiores investidoras da OpenAI, embarca a IA Copilot em diversos produtos, como o Windows, Edge, Bing, Office, além da plataforma GitHub. No repositório, mediante assinatura de US$ 10 mensais, o Copilot ajuda programadores a criarem seus códigos, porém, com prejuízo médio mensal de US$ 20 por usuário neste ano, com algumas pessoas chegando a custar até US$ 80.

Ainda não sabemos quais são os planos para o GitHub, porém a empresa tem testado ferramentas mais baratas e menos poderosas para o Bing, incluindo opções de código aberto da Meta. Segundo especialistas, o poder e consumo de ferramentas como o GPT-4, torna seu uso cotidiano, muitas vezes, algo como “entregar pizzas com uma Lamborghini”.

A busca pela eficiência está em alta no mercado de AIs, a Zoom criou um modelo econômico, baseado no trabalho feito pela OpenAI e Meta, com o diferencial de adaptar sua capacidade e consumo à tarefa.

Tal como aplicativos de transporte e serviços de streaming, com o tempo, a evolução tecnológica, os custos e ganhos deverão se acomodar num nível sustentável.

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Talvez se custasse $1 eu mesmo assinaria. Mas $20 acaba sendo um pouco salgado.

Custando 20 tá dando prejuízo, 1 seria ainda pior pra MS

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Depende do seu ponto de vista… Se mais pessoas pagassem $1, a rentabilidade seria muito maior. As vezes é melhor vender mais por menos…

Seria ainda pior para a empresa. Como diz na matéria, o usuário médio do Copilot custa US$ 20 mensais em infraestrutura. Aumentaria o prejuízo por usuário e o número de usuários.

Não é que nem a Adobe com o Creative Cloud, que o único custo “contínuo” para empresa é manter o servidores de ativação (e até 2012, era vendido como uma licença permanente caso não precisasse dos recursos do ano seguinte).

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Essas estratégias de dominação onde a empresa aceita o risco de perder dinheiro para ganhar o monopólio são divertidíssimas quando começa a dar errado! Em compensação são bem tristes quando dão certo…

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