Pessoal, tudo bem?
Estou usando o GIMP para fazer um flyer para um evento.
Mas estou tendo um probleminha. Sempre que eu exporto o .xcf para .png algumas cores mudam!
De azul vai pra roxo. Sabem o que pode ser?
Pessoal, tudo bem?
Estou usando o GIMP para fazer um flyer para um evento.
Mas estou tendo um probleminha. Sempre que eu exporto o .xcf para .png algumas cores mudam!
De azul vai pra roxo. Sabem o que pode ser?
Como está tua configuração de cores? A minha fica assim e dá tudo certo:
Só as resoluções X e Y que estão diferentes.
Não sei por que, nunca mudei.
Olha como fica (deixei mais clara, a diferença reduziu):
Original
PNG
Se eu deixar o azul mais escuro:
Essa não altera cores, só a resolução da imagem (eu costumo colocar 600 dpi)
E sim, parece que há alguma diferença, pouca mas há
Aqui a diferença é muita!!
Uma alternativa é tentar com Krita (mantendo RGB 8 bits) ou Inkscape (testando CMYK ou RGB pra ver o que acontece)
A maneira mais simples e rápida, talvez seja dar um Reset geral nas Preferências.
Você perde as configurações que já fez, mas talvez seja interessante começar tudo de novo ─ e anotando num caderno ou num TXT tudo que alterar.
Fiz muito isso, quando estava começando, e me perdia no meio de tantas opções. ─ Depois de anotar, acabei me localizando no meio desse labirinto, e agora lembro bem as coisas que prefiro. Em poucos dias, configuro uma distro recém-instalada.
Vou tentar amanhã!
Cara, não resolveu
Verifique na barra do Menu > Image > Mode, por favor.
Está RGB?
Você deseja exportar como RGB?
Ve se o modo de cor está em indexado:
Imagem ➝ Modo
Se estiver, coloque como RGB, na hora de exportar:
Não deu também
Manda o arquivo .xcf pra gente analizar
experimenta mandar o png pra si mesmo pelo zap ou telegram e veja se no celular o erro se mantém
mantém
Opa, hoje a tarde eu mando.
Tenta as opções RGB ou RGBA e veja o que ocorre, @rxtheodoro
Ei, aqui encontrei problema semelhante (ou talvez o mesmo). Quando exporto a imagem e abro pelo visualizador de imagens do GNOME, as cores sofrem esse desvio (justamente o azul fica roxo). Se abro em qualquer outro programa, isso não acontece. O navegador Chromium também altera as cores das páginas, coisa que não acontece no Firefox. Não sei porque isso ocorre. Veja se não seria isso…
O problema não parece ser o GIMP, mas sim o visualizador de imagens e o Chromium. Testei a imagem exportada em outro computador, com Windows, e o azul estava lá, perfeito…