Confira as principais novidades trazidas pelo GIMP 3, desde a edição não destrutiva, até o suporte ao CMYK. Será que com tudo isso, ele finalmente e um concorrente páreo para o Photoshop?
Uma opnião popular.
O GIMP deveria ser descontinuado e o time recriar um novo gimp. A tecnologia empregada nele é tão legada que os criadores tem dificuldades de alterar, tornando ele o elefante rosa do GTK.
Se eles tivessem focado em desenvolver uma nova ferramenta, usando gtk 4 ou o que já tiver pré pronto do gtk 5 (Não sei como esta a trilha de desenvolvimento para essa versão), provavelmente teríamos algo mais competitivo e funcional em breve em vez de um software ainda legado e que esta igual cachorro focado no osso, morde quem chega perto.
Portar o Gimp para outro GTK já é basicamente isso, o port para gtk 3 demorou bastante, mas gimp tem pouco investimento para isto
Creio que suporte ao GTK 4 não vai demorar tanto, mas virão muitas melhorias para tornar ele mais competitivo agora
GTK 5 não existe, não tem data, a única coisa que tem é port pra Android, que um cara que resolveu portar para android o gtk e o pessoal resolveu colocar como GTK 5 por ser algo bem grande e inesperado
Então vamos concordar que portar para GTK 3 já era considerado uma reestruturação e modernização, então não havia motivo para usar o GTK 3 sendo que o 4 já está a anos. Logo eles só se preocupe ram em fazer o porte do que dependia do GTK sem tentar modernizar o código num todo, ou melhor, nem pensaram em considerar o trabalho de recriar do zero código legado e arrastaram com a barriga ele. Nada de anormal =D.
Sobre o dev do GTK 5, eu só lembro de ter visto no site do GTK 4 como vai ser port das ferramentas, mas realmente na época, a mais de ano, ainda não havia nada de mapa de desenvolvimento da nova versão. Mas ele precisa em um momento ser criado para se desfazer do legado x11 e se focar em Wayland.
Por mim no momento só vejo essas necessidades para o GTK 5, e não necessidades de outras ferramentas modernas que o GTK deixe a desejar. Mas essa é minha visão como desenvolvedor, na realidade seria ótimo se houvesse uma linguagem para desenhar Gui como a ideia dessa ferramenta A Markup Language for GTK ao invés de XML.
GTK 4 foi lançado no Final de 2020, o Gimp 3.0 foi anunciado na metade de 2020.
Aqui tem o quanto de coisas que foram planejadas lá em 2020, tem muita coisa e são muitas por baixo dos panos que foram complicados
além que do GTK 2 para o 3 Foi uma quebra grande de muita coisa, tanto que devido a ela surgiu algumas interfaces gráficas baseada no Gnome 2(GTK 2), coisa que não aconteceu quando o Gnome passou do 3 (GTK 3) para o 40(GTK 4).
Ou seja um port de GTK 2 para 4 era algo gigantesco para a equipe do Gimp.
GTK 4 não depende do x11 nem do wayland
Reescrever em GTK 4 ou o 5 é simplesmente repetir o erro, o GIMP é complexo demais para o modus operandi do GTK, ele precisa pra ontem iniciar a migração pra Qt
Mas do GTK 3 para o 4 não seria mais simples, ou seria a mesma dificuldade que foi do 2 para o 3?
Recriar um software complexo e maduro é uma péssima ideia.
A lista de mudanças do GIMP 3 é longa. Livraram-se do Python 2, reescreveram a API de plugins, implementaram o suporte a alta profundidade de bits (que requereu mudanças nas APIs) etc..
Vai apagar mais coisa porém ainda sim muito mais complexo que as versões do Qt
O GIMP é sóftware legado, simplesmente ele só estavam mantendo o código e não conseguem evoluir, todo software pode ter uma morte, a alternativa é ou reescreve do zero, e nesse caso moderniza e tira muitas limitações ou apenas atualiza para uma versão mais moderna mas mantendo todas as restrições que o projeto já possuía, e é isso que o time escolheu. Maturidade não significa que não precisa ser refeito, muitas empresas postergam ao máximo atualização de seus softwares mais antigos com medo, a diferença é que o GIMP não é um banco por exemplo usando aplicações em cobol em seus devidos mainframes, o GIMP teria uma grande vantagem ao ser refeito do zero, que seria mais pessoas da comunidade teriam interesse em entrar no projeto, pois ele mais perde desenvolvedor do que ganha com essa postura que teve até o momento.
Sim, e mesmo assim o GIMP continua engessado em seu legado. Mais um motivo para partir do zero, não tem jeito, em algum momento softwares como esse que não acompanharam e ficaram com medo de atualizar, vão precisar ser refeitos. Duvido muito que photoshop ainda viva do legado dele, pois em algum momento foi necessário reescrever as tecnologias. O Kernel do Linux constantemente se moderniza, troca código legado para se manter evoluindo e não ficar preso a legados e desculpe, novamente insisto o GIMP já perdeu o momento de novo, pois vão querer levar o bloco de pedra esculpido e rachado para frente, sendo que poderiam pegar outro bloco inteiro e refazer o trabalho agora com mais conhecimento, pois não estamos falando de um software que espera receber lucro, ou que se for deixado de lado vai falir a empresa ou qualquer outra empresa. Pelo contrário o GIMP do jeito que esta, esta bom para muitos, da para deixar ele queto, recebendo suas pequenas correções enquanto trabalhar em algo moderno.
E novamente insisto em dizer, eu não tenho nada contra o GIMP, ele é um software open source, com uma equipe pequena, mas que não quer soltar o osso roído e babado, sendo que poderia encontrar um osso maior e novo. E não ter por que ficar com esse pensamento de que poder que é complexo nunca deve ser refeito, replanejado, reestruturado e por ai vai. Todo software que não evoluiu quando foi necessário evoluir tem seu destino traçado, não importa o quanto tente manter, sempre vai ser uma dor de cabeça maior do que refazer em algum momento.
Isso é só preconceito contra o GTK. =)
Em funcionalidades necessárias ambos são bem equivalentes para desenho de UIs, e ferramentas que ofereceriam para o GIMP prontas. Sim Qt tem alguns items a mais fora disso, mas não significa ser melhor, e a comunidade do GTK é bem forte no desenvolvimento do toolkit.
Seria ainda melhor se o GIMP usa-se a lib adwaita para aparencia, tornando padronizada para o Gnome, mas ele tenta ser uma ferramenta independente de desktops.
Ele ja esta no archlinux abri p ver como esta e mudou tudo sem as ferramentas onde era, agora vou ter que estudar o novo gimp. kkkk
Passei pela mesma complicação, mas ao utilizar o GIMP 3 com o Photogimp, a ferramenta de girar voltou a funcionar como eu estava acostumado
É não, no Qt muito raramente precisa mais que alterar alguns cabeçalhos e nomes de função, o GTK frequentemente quebra a sintaxe dos métodos, inválida casting, altera estruturas de dados e afins, isso para projetos grandes não funciona
Vixe…
Não faço isso, porque nem lembro mais da interface do Photoshop – que só usei até uma versão antiquíssima, +/- ano 2000. – Se eu usar o Photogimp, agora, o aprendizado teria de ser ainda maior.
O bom do multiboot, é que posso adiar o aprendizado por alguns meses – até ter um tempinho livre – como fiz com o Gimp 2.10.
Pô, estou testando aqui e estou adorando! Está bem otimizado.
Alguns plugins que antes demoravam para ser aplicados agora estão mais rápidos e eficientes.