🛠️ GIMP 3.0.6: Regressão no Plug-in JPEG — Arquivos de Câmeras Antigas Travando! (Busca por Soluções!)

:police_car_light: GIMP 3.0.6 QUEBRADO? Falha ao Abrir Arquivos JPG de Câmeras Antigas (Bug Conhecido!)

Olá a todos!

É meu primeiro poste aqui, mas estou criando este tópico para alertar a comunidade e saber se mais alguém enfrentou uma regressão crítica no GIMP 3.0.6 ao tentar abrir arquivos JPEG. O problema parece afetar arquivos de câmeras mais antigas, e não é um bug exclusivo do Windows.

:magnifying_glass_tilted_left: O Problema

Recentemente, fiz o upgrade da versão 3.0.4 para a 3.0.6. Para minha surpresa, arquivos JPG gerados por uma câmera digital mais antiga que eu tenho (uma Kodak EasyShare V803) simplesmente pararam de abrir.

O GIMP apresenta um travamento no plug-in responsável pela leitura de JPEGs. Isso é um inconveniente sério, pois o arquivo abre perfeitamente em visualizadores de imagem e funcionava na versão 3.0.4.

:memo: Mensagem de Erro Comum (Bug Reportado):
Plug-in crashed: 'file-jpeg'
Procedure 'file-jpeg-load' returned no return values.

:globe_showing_europe_africa: NĂŁo Ă© Apenas no Windows!

Embora eu esteja usando o Windows 11 Pro (e sim, sou designer gráfico, e só me mantenho nele por causa dos softwares de gerenciamento de cores e perfis de impressão da Canon e da Epson — o CUPS infelizmente não atende nem a metade do que preciso para meu trabalho!), é importante frisar que este não é um privilégio do Windows. O problema foi reportado em outras distros Linux também.

:light_bulb: Solução Temporária

A solução imediata foi o downgrade de volta para a versão 3.0.4, onde todos os arquivos voltam a abrir normalmente.

:red_question_mark: A Pergunta para a Comunidade

Você atualizou para o GIMP 3.0.6 e notou alguma dificuldade ou falha (crashes) ao abrir arquivos JPG de câmeras mais antigas ou específicas?

Sua resposta é importante para confirmarmos a amplitude desse bug na nossa comunidade. Se puder, comente a versão do seu sistema operacional e, se souber, o modelo da câmera que gerou o arquivo problemático.

Palavras-chave: GIMP, 3.0.6, Bug, JPEG, JPG, Travamento, RegressĂŁo, 3.0.4, Kodak, Windows, Linux.

2 curtidas

Sobe um arquivo no Google Drive dentro de um zip pra gente analisar, porque eu nĂŁo achei nenhum problema do gĂŞnero aqui nĂŁo

Olá @Gleide_Cia_Servicos ! Tudo bem?

Encontrei relatos de outras pessoas com esse mesmo problema no FĂłrum do Gimp, aqui:
https://www.gimp-forum.net/Thread-Plug-in-crashed-on-GIMP-3-0-6-Windows-11

Os desenvolvedores já corrigiram o problema no link abaixo. Pelos comentários lá, o erro acontece por conta dos metadados da imagem.
https://gitlab.gnome.org/GNOME/gimp/-/issues/15129

Pelo código que está lá, tudo indica que essa correção será publicada na versão 3.0.8 que será lançada ainda.

Espero ter ajudado!

Caso queira tentar

Abaixo segue um imagem tirada com essa câmera, 15/12/25 e o Gimp 3.0.6 (revisão 1) continua com esse bug. Espero que a correção aconteça logo.
https://drive.google.com/file/d/1HnecT4nFGAokt6epqqpyTJnaS4PvvbaV/view?usp=sharing

A foto mais antiga que tenho – feita por uma câmera digital – que em 2003 já era meio antiga:

Não sei o critério para a câmera antiga, fato é que algumas das imagens tiradas nessas em câmeras digitais antigas (pelo visto não foi o caso do modelo da que tirou essa foto) tiveram esse problema. E ainda está igual. Estou esperando a versão 3.0.8 sair para ver se esse bug é concertado.
Eu sinceramente espero que Sim. Seria triste ter que migrar pro Afinity depois de finalmente aprender a criar plugins py pra o Gimp​:smiling_face_with_tear::smiling_face_with_tear::smiling_face_with_tear:

1 curtida

Fico na espera do 3.0.8 entĂŁo

1 curtida

A versão 3.0.8 saiu, e com ela a correção desse bug.
Por hora, tudo OK

1 curtida

Este tĂłpico foi fechado automaticamente 3 dias depois da Ăşltima resposta. Novas respostas nĂŁo sĂŁo mais permitidas.