GIMP 3.0.6 QUEBRADO? Falha ao Abrir Arquivos JPG de Câmeras Antigas (Bug Conhecido!)
Olá a todos!
É meu primeiro poste aqui, mas estou criando este tĂłpico para alertar a comunidade e saber se mais alguĂ©m enfrentou uma regressĂŁo crĂtica no GIMP 3.0.6 ao tentar abrir arquivos JPEG. O problema parece afetar arquivos de câmeras mais antigas, e nĂŁo Ă© um bug exclusivo do Windows.
O Problema
Recentemente, fiz o upgrade da versão 3.0.4 para a 3.0.6. Para minha surpresa, arquivos JPG gerados por uma câmera digital mais antiga que eu tenho (uma Kodak EasyShare V803) simplesmente pararam de abrir.
O GIMP apresenta um travamento no plug-in responsável pela leitura de JPEGs. Isso é um inconveniente sério, pois o arquivo abre perfeitamente em visualizadores de imagem e funcionava na versão 3.0.4.
Mensagem de Erro Comum (Bug Reportado):
Plug-in crashed: 'file-jpeg'
Procedure 'file-jpeg-load' returned no return values.
NĂŁo Ă© Apenas no Windows!
Embora eu esteja usando o Windows 11 Pro (e sim, sou designer gráfico, e só me mantenho nele por causa dos softwares de gerenciamento de cores e perfis de impressão da Canon e da Epson — o CUPS infelizmente não atende nem a metade do que preciso para meu trabalho!), é importante frisar que este não é um privilégio do Windows. O problema foi reportado em outras distros Linux também.
Solução Temporária
A solução imediata foi o downgrade de volta para a versão 3.0.4, onde todos os arquivos voltam a abrir normalmente.
A Pergunta para a Comunidade
VocĂŞ atualizou para o GIMP 3.0.6 e notou alguma dificuldade ou falha (crashes) ao abrir arquivos JPG de câmeras mais antigas ou especĂficas?
Sua resposta é importante para confirmarmos a amplitude desse bug na nossa comunidade. Se puder, comente a versão do seu sistema operacional e, se souber, o modelo da câmera que gerou o arquivo problemático.
Palavras-chave: GIMP, 3.0.6, Bug, JPEG, JPG, Travamento, RegressĂŁo, 3.0.4, Kodak, Windows, Linux.