GIMP 3.0.4 - crash ao alterar unidades

Srs, estou usando (ainda) o Ubuntu 20.04 (Gnome, X11) e instalei o GIMP 3.0.4 via flatpak e testei também o AppImage. Assim que o programa abre, quando tento criar um novo documento, ao clicar na seta de dropdown para trocar as unidades, por exemplo, de px para mm, o programa congela (imagem).

Abrindo o gimp pelo terminal, o erro que percebo ocorrer assim que clico na setinha para trocar as unidades é:

(gimp:10537): Gdk-CRITICAL **: 22:40:12.097: Window 0x55556b9b6230 has not been made visible in GdkSeatGrabPrepareFunc

Outros dropdowns de seleção funcionam, mas estes de troca de unidades sempre dão este problema e o erro é comum tanto para flatpak quanto para o appimage. Este erro ocorre em qualquer local onde tenha esta opção (como em Image > Canvas size …).

Também uso o Arch (Gnome/Wayland) e o POP OS e nestes isto não acontece.

Já tentei postar como bug no GIMP mas o post foi fechado sem resposta e até agora nenhuma pesquisa na internet deu resultado.

Eu acredito que haja algum problema de configuração no meu Ubuntu (alguma configuração ou dependência), mas não consegui encontrar nada que pudesse me ajudar.

Alguém tem ideia do que possa ser?

Eu sei que atualizar o Ubuntu seria a solução ideal, mas no momento não posso fazer isto. Versão anterior, GIMP 2.18.10 não tinha este problema. Já apaguei a pasta de configurações do gimp e não resolveu.

Grato!

Parace haver uma Issues aberta no git do gimp sobre isso

Pessoal está comentando que uma solução alternativa é abrir o gimp com NO_AT_BRIDGE=1
Via flatpak por exemplo:
NO_AT_BRIDGE=1 flatpak run org.gimp.GIMP

3 curtidas

Tive alguns problemas com o GIMP flatpak e resolvi liberando praticamente todas as permissões para ele no Flatseal. Não tive paciência de testar cada permissão em cada pequeno problema para descobrir exatamente o que faria a diferença, só liberei e até então está funcionando bem. Meu Ubuntu é o 24.04.

Muito obrigado @M.Mazur! Testei abrir com NO_AT_BRIDGE=1 e funcionou corretamente.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.