Uma das ferramentas para edição de imagens no Linux, o Gimp chega na sua versão 2.10.22 com algumas melhorias e novidades para quem usa o programa.
Uma das grandes novidades nesta versão do Gimp, foi o suporte para os formatos AVIF, que é uma variante do High Efficiency Image File Format (HEIF) mas usando o AV1 como algoritmo de compressão. HEIF é muito popular nos dispositivos da Apple.
Além disso, os arquivos HEIF poderão ser importados e exportados em AVIF e HEIC e utilizar o high bit depth com 10 ou 12 bits por canal. Também poderá ser feita a importação de perfis de cores em NCLX e os seus metadados.
Outra melhoria foi no plugin para leitura para os formatos PSP (Paint Shop Pro) , além do suporte para layers (camadas) em Raster como também para 16-bit integer, grayscale (escala de cinzas) e indexação de imagens.
Para quem precisa exportar no formato TIFF, foi adicionado o suporte para que você possa exportá-los com várias camadas e com elas podendo ser cortadas no limites da imagem.
Os formatos BMP , DDS , JPEG , WebP e XPM também receberam melhorias neste update.
Outra novidade que podemos destacar é que agora na versão oficial em Flatpak, o Gimp contará com um suportes para os plugins feito por terceiros, como “Flatpak extensions” ou “extensões Flatpak”. E os 7 plugins “mais populares” hoje para o Gimp, estão inclusos como o BIMP, FocusBlur, Fourier, G’MIC, GimpLensfun, LiquidRescale e o Resynthesizer.
Se você quiser instalar todos de uma vez, basta copiar e colar o seguinte comando no terminal:
flatpak install org.gimp.GIMP.Plugin.Resynthesizer org.gimp.GIMP.Plugin.LiquidRescale org.gimp.GIMP.Plugin.Lensfun org.gimp.GIMP.Plugin.GMic org.gimp.GIMP.Plugin.Fourier org.gimp.GIMP.Plugin.FocusBlur org.gimp.GIMP.Plugin.BIMP
Caso a sua distro não tenha suporte ao Flatpak, basta seguir esse tutorial nosso para isso.
Para ler a Release na íntegra, basta acessá-la aqui.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS