Ghostty: Novo terminal nativo para Linux em Zig

Ghostty: Novo terminal para Linux em Zig

Ghostty é um novo terminal para Linux feito usando Zig e GTK4/Libadwaita, com foco em velocidade e uma interface nativa e minimalista

Ele teve sua primeira versão lançada em Dezembro de 2024, já estando disponivel nos repositórios do Arch

Seus principais recursos são (versão 1.0):

• Aceleração de GPU (OpenGL no Linux, Metal no macOS)
  • Integração automática com bash, zsh, fish entre outros
  • Suporte a abas e split tabs
  • Centenas de temas disponiveis
  • Suporte a emojis e ligaduras

Ele tem um inspetor de terminal com várias informações técnicas
Além de um botão de recarregar a configuração dele que acho bem útil

Clicando no botão “Abrir configuração” ele abre o arquivo “~/.config/ghostty/config” no seu editor de texto padrão

Eu vi várias pessoas no Reddit reclamando que não tem uma GUI pra configurar o terminal, mas não achei isso ser um problema, já que as docs dele são bem explicativas e configurar ele é bem simples (diferente de certos terminais)

Ele se vende como sendo um terminal rápido e nativo (GTK/Libadwaita no Linux e Swift no macOS), então eu decidi testar sua velocidade

Benchmarks

Isso depende muito do hardware, que no meu caso é um HDD (CPU e GPU no perfil) rodando XFCE4 e Artix Linux

Primeiro testei o tempo para abrir o programa usando o comando: perf stat -r 5
Esses foram os resultados:

Primeiro teste:

1. XFCE4-Terminal: 54.8ms
  2. Alacritty: 74.6ms
  3. Kitty: 500ms
  4. Ghostty: 698ms

Segundo teste:

1. Alacritty: 2.36ms
  2. Ghostty 7.81ms
  3. Kitty 8.34ms
  4. XFCE4-Terminal: 59.1ms

Agora, eu também testei rodando o comando ls / -lR para listar todos os arquivos no sistema e esse foi o resultado:

Ghostty
user 7,07s
system 7,00s
cpu 97%
total 14,415

XFCE4-Terminal
user 11,40s
system 16,43s
cpu 47%
58,456 total

Alacritty
user 7,13s
system 6,33s
cpu 98%
13,620 total

Kitty
user 7,49s
system 6,65s
cpu 98%
14,378 total

E por último eu também rodei o kitten __benchmark__ , um utilitário que vem com o kitty para fazer benchmark e esses foram os resultados:

2 curtidas