GhostBSD lança o Gershwin Desktop, interface similar a do OS X

O GhostBSD é um sistema operacional baseado no FreeBSD, que é um sistema Unix-like. Sua principal característica é a facilidade de uso e o foco em oferecer uma experiência completa de desktop assim que é instalado. Ele se diferencia por ser uma alternativa ao Linux, mantendo os princípios de ser open source e leve.

Conhecido por sua simplicidade, sua versão 25.02-R14.3p2 vem com o novo ambiente de desktop chamado Gershwin, inspirada no OS X, o antigo nome do sistema operacional da Apple, antes de se tornar macOS.

image
Imagem: It’sFOSS

Essa inspiração é visível na dock, no painel superior com indicadores de sistema e na organização das áreas de trabalho virtuais. A ideia é que seja intuitivo, simples e esteticamente agradável.

A gestão de aplicativos é feita pela dock, mantendo as áreaa de trabalho livres de ícones ou janelas minimizadas, o que contribui para a organização. O ambiente é projetado para rodar aplicativos GNUstep ou não, garantindo uma compatibilidade mais ampla.

O projeto tem planos ambiciosos para o futuro, como adicionar mais aplicativos nativos, desenvolver novas ferramentas para navegar e instalar software. melhorar a dock e integrar o ambiente de forma mais profunda com o sistema.

Atualmente, o XFCE4-WM é usado como gerenciador de janelas, mas há a intenção de desenvolver um próprio, no futuro.

O Gershwin é um ambiente que lembra o OS X, mas não o macOS moderno. Embora ele tenha uma aparência familiar e estilosa, não parece tão moderno ou atualizado quanto os sistemas operacionais de 2025.

E você, usa o GhostBSD? Se sim, qual sua opinião?

1 curtida

Essas distro BSD só usam XFCE ou é impressão minha?

1 curtida

eu não sei. nunca usei

1 curtida

é impressão sua. Eu mesmo uso KDE6 em um FreeBSD 14. No GhostBSD por padrão utiliza o MATE, porem tem a versão XFCE tambem, mas nada impede você de usar o LxQT, KDE, Gnome e Cinnamon.

Esses são até mesmo listado como compativeis no book do FreeBSD:

Porem somente X11, o wayland ainda nao esta 100% pelo que eu entendi, posso estar errado nesse ponto. até porque acho o wayland muito instavel ate mesmo pro Linux, logo eu nao uso.

5 curtidas

Obrigado, vou dar uma olhada.

1 curtida