Tempos atrás tive a necessidade de rodar o gestor de pedidos do ifood em linux e não encontrei em lugar nenhum, nem o pessoal do ifood parece ter interesse nisso.
Assim fui atrás de uma maneira de conseguir usar o gestor nem que fosse com wine, mas nunca ficou 100% e depois de algumas horas vasculhando no executável para Rwindows eu acebei encontrando um link para a versão web do gestor de pedidos, mas usar no navegador ainda não era o que eu queria, eu queria ter uma app no linux e foi exatamente isso que fiz, usei electron e criei um webview que é mais ou menos o que é o app do Rwindows.
Depois de 3 anos vi aqui algumas postagens de alguns colegas com essa mesma dificuldade e então resolvi fazer essa postagem.
Segue o link do arquivo DEB e do projeto no github:
Gestor de pedidos iFood
Obs:
Existe também uma extensão do iFood para permitir a impressão direto do Gestor de pedidos em impressoras de cupom, que também não existe para linux, vejam só tão de marcação né…
Mas essa fica para o próximo post.
Espero ajudar alguém com isso no futuro…
4 curtidas
@cleitonlc
Boa tarde, Consegue me falar ou passar o de impressao de cupom, aquelas impressoras termica.
E sobre o gestor ta usando normalmente funcionando perfeito?
Nossa nao sabia que ifood tinha liberado. Ainda sou muito recente no linux, mas vou migrar justamente pela maquina fraca por enquanto. Vou usar Mint mesmo, entao talvez apanhe um pouco para conseguir instalar. Nao tenho nem ideia de como começar a instalar como voce colocou ai rsrs.
Eu como vou usar o Mint nao tenho nem ideia qual versao pegar ai, como instalar etc. Como falei sou bem Cru ainda no linux
O link do gestor é esse: iFood - Gestor de Pedidos
Eu já criei até uma versão de linha de comando kkkk, só pra visualizar os pedidos que chegam e aceitar ou não, e também mandar imprimir ou não.
vou tentar ver como faz isso rs
tudo isso pra mim ainda é diferente rs
nao tenho nem ideia como fazer pra instalar e funcionar…mas tentarei
obrigado
O processo para usar tanto o gestor quanto esses servers que passei aí pra ti são bem simples, mas precisa ter paciência pra fazer funcionar certinho.
Basicamente você deve fazer login no gestor de pedidos com sua conta para poder aceitar seus pedidos e gerenciar sua loja, lá tem um menu de impressão que só vai abrir se você tiver essa tal extensão, mas como sabemos o ifood não disponibliza uma versão dessa extensão para linux, e nem do próprio gestor por isso que desenvolvi essas ferramentas.
Bom, continuando… após ter acessado o menu de impressão e você ter visto que vai pedir a extensão, o próximo passo é baixar uma das versões, eu iria de python.
Não precisa de muito para fazer rodar, inicie com a instalação do cups, pois ele é parte essencial do projeto, sem ele não conseguirá bons resultados.
É sempre uma boa prática atualizar os repositórios antes de instalar novos pacotes.
-
Atualize o sistema:
sudo apt update
sudo apt upgrade
-
Instale o CUPS:
Execute o seguinte comando para instalar o CUPS.
sudo apt install cups build-essential cmake libcups2-dev libcupsimage2-dev system-config-printer -y
-
Inicie o serviço do CUPS:
Após a instalação, inicie o serviço CUPS.
sudo systemctl start cups
-
Ative o CUPS para iniciar no boot:
Para garantir que o CUPS inicie automaticamente em cada inicialização do sistema, use o seguinte comando:
sudo systemctl enable cups
-
Acesse a interface da web do CUPS:
Abra um navegador e acesse a interface web do CUPS para adicionar e gerenciar impressoras. Digite o seguinte URL:
http://localhost:631
Com isso você já vai ter um servidor de impressão completo, mas falta instalar sua impressora, isso você deve encontrar algum artigo por aqui mesmo ou no youtube.
Quando consluir a instalação do servidor de impressão Cups e já tiver alguma impressora configurada e imprimindo aí sim você poderá instalar a extensão em python, só seguir os passos do readme do projeto.
1 curtida
cara muito obrigado. Como falei sou totalmente iniciante no linux e nao tenho ideia de nada rs mas vou seguir o passo a passo. Muito obrigado pela paciencia e explicaçao
Tranquilo, tá aí uma oportunidade para descobrir o linux kkk, boa sorte.