O FontBase é um gerenciador de fontes poderoso, além de bonito, por assim dizer, que pode ser instalado em Windows, Linux e Mac. Mas antes, voce sabe para que serve um gerenciador de fontes?
Um gerenciador de fontes é uma aplicação que organiza as fontes que você possui, sem que elas estejam instaladas no sistema, e quando precisar de uma fonte, basta ativá-la que ela irá listar no aplicativo que você deseja utilizar. Esse tipo de aplicativo e bastante recomendado para designers que precisam de várias fontes instaladas no computador, porém com várias fontes instaladas alguns programas podem demorar para iniciar já que devem reconhecer todas as fontes, e o sistema pode começar a ter problemas com várias fontes instaladas.
Agora que você já sabe para que funciona um gerenciador de fontes, mãos a obra. Primeiramente, vamos baixar o aplicativo, no site oficial, através deste link. A versão para linux virá em AppImage, você pode criar um desktop como no post do ClipGrab, ou utilizar o Appimage Launcher.
Com o aplicativo aberto, basta importar as fontes, para isso arraste a pasta que contém suas fontes para o aplicativo, e se você quiser, pode organizá-las em categorias. Para utilizar uma fonte, basta clicar em um quadradinho pequeno que lembra uma caixa de seleção.
Para criar coleções de fontes, basta clicar em “New collection” e colocar um nome depois basta arrastar as fontes que você deseja. Você pode ativar aquela coleção específica o que pode ser útil se você deseja usar aquelas fontes em um projeto específico.
Além das fontes que você adiciona, ele possui a biblioteca de fontes google incluída, o que é legal para utilizar em novos projetos, infelizmente, ele não aceita adicionar outras bibliotecas de fontes.
Você já conhecia o FontBase? Vai testar? Deixe nos comentários, e até a próxima noticia, dica ou tutorial!