Gerenciador de Fontes para linux


O FontBase é um gerenciador de fontes poderoso, além de bonito, por assim dizer, que pode ser instalado em Windows, Linux e Mac. Mas antes, voce sabe para que serve um gerenciador de fontes?

Um gerenciador de fontes é uma aplicação que organiza as fontes que você possui, sem que elas estejam instaladas no sistema, e quando precisar de uma fonte, basta ativá-la que ela irá listar no aplicativo que você deseja utilizar. Esse tipo de aplicativo e bastante recomendado para designers que precisam de várias fontes instaladas no computador, porém com várias fontes instaladas alguns programas podem demorar para iniciar já que devem reconhecer todas as fontes, e o sistema pode começar a ter problemas com várias fontes instaladas.

Agora que você já sabe para que funciona um gerenciador de fontes, mãos a obra. Primeiramente, vamos baixar o aplicativo, no site oficial, através deste link. A versão para linux virá em AppImage, você pode criar um desktop como no post do ClipGrab, ou utilizar o Appimage Launcher.

Com o aplicativo aberto, basta importar as fontes, para isso arraste a pasta que contém suas fontes para o aplicativo, e se você quiser, pode organizá-las em categorias. Para utilizar uma fonte, basta clicar em um quadradinho pequeno que lembra uma caixa de seleção.

Para criar coleções de fontes, basta clicar em “New collection” e colocar um nome depois basta arrastar as fontes que você deseja. Você pode ativar aquela coleção específica o que pode ser útil se você deseja usar aquelas fontes em um projeto específico.
Coleções
Além das fontes que você adiciona, ele possui a biblioteca de fontes google incluída, o que é legal para utilizar em novos projetos, infelizmente, ele não aceita adicionar outras bibliotecas de fontes.

Você já conhecia o FontBase? Vai testar? Deixe nos comentários, e até a próxima noticia, dica ou tutorial!

3 curtidas

Uso desde que usava apenas Windows, e é uma supermão na roda!
(se não me engano falei dele em outro tópico…)

1 curtida

Sim, tenho ele nos dois sistemas, embora meu GIMP no windows não reconhece as fontes dele…

1 curtida

Como não? No meu W10 o pacote Adobe e o Corel reconhecem sem problemas, Office tbm… esquisito

1 curtida

Adobe, corel e word sim, meu problema é com GIMP e Inkscape…

1 curtida

E no Linux? Funciona?? Deixa testar o meu aqui

No linux sim, só as versões de windows que não reconhecem.

1 curtida

Estranhíssimo… era pra funcionar. Mas nem terei como te ajudar nessa, não tenho Inkscape ou Gimp instalados no Win faz tempo…
No Ubuntu 20.04 deu tudo certo, ativei a fonte e o Gimp reconheceu na hora

1 curtida

De qualquer forma, o programinha é super-recomendado, um amigo designer me apresentou e nunca mais larguei, são mais de 5000 fontes acumuladas que travariam qualquer máquina se todas instaladas!

1 curtida

Cara, que programa perfeito :heart_eyes:!

1 curtida